NOTA: ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA DA CONQUISTA MANIFESTA CONDOLÊNCIAS À ARQUIDIOCESE DE TERESINA PELO FALECIMENTO DE DOM CELSO JOSÉ PINTO DA SILVA, ARCEBISPO EMÉRITO DE TERESINA. Imprimir


______Nossa Arquidiocese de Vitória da Conquista vem, através desta, manifestar a Vossa Excelência Dom Jacinto e à Arquidiocese de Teresina, profundo pesar pelo falecimento de seu Arcebispo Emérito Dom Celso José Pinto da Silva, ocorrido na madrugada desta sexta-feira, 28 de setembro de 2018.

______Dom Celso foi Bispo Diocesano de Vitória da Conquista pelo período de 20 anos, como seu 3° Bispo. Aqui, esse Bom Pastor, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres manteve esta Igreja Particular inserida nos processos e contextos históricos de seu tempo. Dentre tantas iniciativas e realizações, destacamos a celebração do Primeiro Sínodo Diocesano, em 1997, que dotou a Igreja Particular de Vitória da Conquista de sua própria legislação. Enaltecemos também o seu trabalho junto às populações rurais.

______Assumimos como nossas, suas palavras pronunciadas em nota ao anunciar a passagem de Dom Celso para a Casa do Pai: “como um verdadeiro missionário de Deus, fiel servo e anunciador da Palavra”. Ele buscou, de fato, ser coerente ao seu lema episcopal: “Para Servir”.

______Assim, em nosso nome pessoal, em nome do Clero, dos religiosos e religiosas, e dos fiéis de modo geral desta Arquidiocese de Vitória da Conquista, enviamos nossa saudação fraterna e asseguramos nossas orações a Vossa Excelência e à Arquidiocese de Teresina.

______ Subscrevemo-nos fraternalmente no Senhor,


Vitória da Conquista, 28 de setembro de 2018.


Dom Luís Pepeu, OFMCap.

Arcebispo de Vitória da Conquista