MARÇO DE 2017 Imprimir

 

NOTÍCIAS

Dia 30 – POSSE DO NOVO PÁROCO DA PARÓQUIA SÃO PEDRO EM IBICUÍ


Neste penúltimo dia do mês de março (30), por volta das 19h, Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, conferiu Posse Canônica ao Revdo. Pe. Edmilson José dos Santos, como novo pároco da Paróquia São Pedro, em Ibicuí. Numerosos padres e diáconos da Arquidiocese, religiosas, seminaristas e familiares do novo pároco se uniram ao povo ibicuiense para acolher o novo pastor. Dada a singularidade do momento, foi rezada a Missa Votiva de São Pedro. No final da homilia Dom Luís dirigiu algumas palavras ao Pe. Edmilson, novo pároco, recordando sua missão de cooperar com o Reino de Deus, especialmente no ministério que lhe é próprio, por meio dos múnus de ensinar, santificar e reger. Em seu primeiro pronunciamento, o novo pároco, manifestou a alegria de estar assumindo a paróquia, que desde sua chegada em 20 de novembro passado, já se sentia amado e acolhido. Destacou que não veio com programas pastorais prontos, mas acredita numa Igreja Ministerial, onde cada um e todos assumem sua missão na Igreja e na Sociedade, em vista da difusão dos valores do Evangelho.


Dia 29 – POSSE DO NOVO PÁROCO DA PARÓQUIA DIVINO ESPÍRITO SANTO EM POÇÕES


Na noite desta quarta-feira, dia 29, o Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, exercendo o múnus de pastorear e zelar pelo rebanho a ele confiado, conferiu Posse Canônica ao novo Pároco da Paróquia Divino Espírito Santo, em Poções, o Revdo. Pe. Ariosvaldo de Jesus Aragão, que sucede a Dom José Roberto Silva Carvalho, nomeado Bispo Diocesano de Caetité. A Posse contou com a ilustre presença de Dom Valdemir, Bispo Diocesano de Amargosa, além de vários padres e diáconos da Arquidiocese, religiosas e seminaristas. Uma representação da Paróquia São Pedro em Ibicuí, onde estava o Pe. Valdo, o acompanhou neste momento de transição. Foi rezada a Missa Votiva do Espírito Santo. Na conclusão da homilia, Dom Luís dirigiu algumas palavras ao novo pároco, exortando-o sobre sua missão de ensinar, santificar e reger. Em sua primeira mensagem o Pe. Ariosvaldo dirigiu um agradecimento especial a Dom Luís, pela confiança em o nomear como representante seu à frente da Paróquia, afirmando que tem consciência de que sucede a grandes homens de fé: Dom Carvalho, Dom Estevam, Pe. Valmir, e por isso o temor, mas confia na Graça de Deus, como exortou o Metropolita no dia em que comunicou sua nomeação. Antes da leitura da Ata de Posse, Dom Valdemir fez uma saudação aos presentes, recordando que Poções é sua segunda terra e daí saiu para o Seminário. Também dirigiu uma palavra de ânimo ao novo pároco.

 

Dia 26 – SANTA MISSA COM DOM RUBIVAL EM GRAJAÚ


Na manhã deste domingo, dia 26, na Capela do Seminário Propedêutico da Diocese de Grajaú, Dom Rubival Cabral Brito, presidiu a Santa Missa do 4° Domingo da Quaresma (Laetare). Concelebraram a Eucaristia, Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, que também proferiu a homilia, e o Frei Gilson Marinho, Vigário Provincial dos Capuchinos BA/SE e Guardião do Convento onde residia Dom Rubival em Vitória da Conquista. A celebração contou com a presença da comitiva que acompanhou Dom Rubival de Vitória da Conquista a Grajaú, além de alguns seminaristas, vocacionados e religiosas. A celebração, além do clima de agradecimento e gratidão, quis ser também uma prece de envio dedicada à comitiva que retornava a Vitória da Conquista.


Dias 25 e 26 – INÍCIO DO CURSO DE EXTENSÃO DE TEOLOGIA PASTORAL


Entre estes dias 25 e 26 (sábado e domingo) aconteceu no Lar Santa Catarina de Sena – Orfanato, o Curso de Extensão Universitária em Teologia oferecido pela Arquidiocese de Vitória da Conquista e a Universidade Católica de Salvador, UCSAL. O primeiro módulo contou com as ilustres presenças de Dom Zanoni Demettino Castro, Arcebispo de Feira de Santana, que ministrou a disciplina Cristologia, e do Pe. Jairo Menezes, professor da UCSAL que ministrou Antropologia Teológica e Teologia Fundamental. Na manhã deste 4° Domingo da Quaresma, abrindo as atividades do dia, houve a celebração Eucarística presidida por Dom Zanoni.


Dia 25 – POSSE DE DOM RUBIVAL NA DIOCESE DE GRAJAÚ


Na manhã deste sábado (25), Solenidade da Anunciação do Senhor, tomou posse como o 8º Bispo Diocesano de Grajaú, Dom Rubival Cabral Britto, que fora ordenado bispo e acolhido no Colégio Episcopal no último dia 11 de fevereiro por Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista. Uma multidão, oriunda das diversas paróquias e comunidades esteve presente, além de numerosos bispos, padres, religiosos, religiosas, seminaristas e vocacionados. A Solenidade de Posse contou ainda com uma expressiva representação da Comunidade Indígena presente naquelas terras, bem como de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado do Maranhão.


Dia 24 – COMITIVA ACOMPANHA DOM RUBIVAL ATÉ GRAJAÚ

Na madrugada desta sexta-feira, dia 24, uma Comitiva, formada pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Pepeu, e representantes de organismos arquidiocesanos e da sociedade civil conquistense, acompanhou Dom Rubival a Diocese de Grajaú no Maranhão, onde participará de a sua posse, como novo Bispo. Partiram do Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, em Vitória da Conquista, com destina ao Aeroporto Prefeito Renato Moreira, localizado no município de Imperatriz, no estado do Maranhão. De lá, seguiram até à cidade de Grajaú, onde uma multidão de fiéis aguardava o seu novo Pastor. A chegada do novo bispo foi marcada de alegria e muita emoção.


Dia 22 – AULA INAUGURAL DO CURSO DE EXTENSÃO DE TEOLOGIA PARA LEIGOS EM VITÓRIA DA CONQUISTA


Nesta noite, dia 22, no Salão da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Capuchinhos) foi realizada a Aula Inaugural do Curso de Extensão em Teologia para Leigos, implementado pelo “Acordo de Cooperação” entre a Universidade Católica do Salvador - UCSAL e a Arquidiocese de Vitória da Conquista. O Tema abordado foi a Exortação Apostólica Pós Sinodal do Papa Francisco: Amoris Letítia (Alegria do Amor), proferida pelo Revmo. Prof. Dr. Pe. Mauricio da Silva Ferreira, Magnífico Reitor da UCSAL. O Diác. Luciano Santana, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, deu as boas-vindas e compôs a mesa para a Solenidade. Além do Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Pepeu, e do Reitor da Universidade Católica de Salvador - UCSAL, fizeram parte da mesa, Dom Rubival Cabral Brito, Bispo Eleito de Grajaú, a secretária executiva do Curso, a Srtª Geralda Alves Faria, e o Diác. Luciano. O evento contou com a participação de Padres, Diáconos, Religiosas, Seminaristas, e representantes dos diversos organismos pastorais da Arquidiocese, além de alunos e visitantes.  Após a oração inicial, o metropolita dirigiu uma saudação aos presentes dizendo de sua satisfação em “participar deste momento histórico em nossa querida Arquidiocese de Vitória da Conquista, que dá esse importante passo na direção da formação dos Leigos e Leigas. Parabenizo o Vicariato São Lucas por esta bela iniciativa e agradeço à Universidade Católica do Salvador, na pessoa do seu Magnífico Reitor, por esta valiosa cooperação técnico-científica e cultural voltada para o ensino, pesquisa e extensão”. Concluída a fala de Dom Luís Pepeu, foi assinado o Acordo. Ao termino das assinaturas o Pe. Mauricio proferiu a Aula Magna, perpassando as várias abordagens da Exortação Amoris Letítia..


Dia 22 – REUNIÃO DO CONSELHO PRESBITERAL


Sob a presidência do Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Pepeu, esteve reunido na manhã de hoje (22), na Paróquia Nossa Senhora das Candeias, o Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Vitória da Conquista. Após a invocação ao Divino Espírito Santo foi rezada a Oração do Ano Jubilar Mariano. Entre os diversos assuntos da pauta, constaram: considerações para o projeto de um futuro Centro Pastoral; próxima Atualização do Clero; Ordenação Presbiteral do Diác. Antonio e algumas nomeações de vice-reitores. A reunião foi encerrada com a Oração da Campanha da Fraternidade 2017.


Dia 20 – SOLENIDADE DE SÃO JOSÉ COM AS MONJAS EM CONQUISTA


Na noite desta segunda-feira, 20, na capela privativa das Irmãs da Ordem da Anunciação, Dom Luís Pepeu, celebrou a Santa Missa da Solenidade de São José, transferida de ontem, por coincidir com o 3º Domingo da Quaresma. São José é o patrono universal da Igreja e guardião da Sagrada Família. O Arcebispo recordou o 4º ano do início do ministério petrino do Papa Francisco. Além das monjas, Irmã Cândida e Irmão Olímpia, participaram da celebração os candidatos as Ordens Sacras, Nailson e Técio.


Dia 19 – FESTA DE SÃO JOSÉ EM ITAPETINGA

Na noite deste domingo, após uma solene procissão com a imagem do excelso padroeiro, o Glorioso São José pelas ruas da cidade de Itapetinga, o Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Luís Pepeu, presidiu a Missa Festiva de encerramento da festa. A praça da matriz ficou tomada por uma multidão de fiéis devotos e devotas de São José. Concelebraram a Eucaristia, o pároco, Pe. Rosenildo, o Pe. Frenilson, reitor do Seminário Propedêutico, e o Pe. Carmelito, pároco da Paróquia irmã, Nossa Senhora das Graças. Contou-se também com a participação das Religiosas da Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena e Seminaristas. A Festa de São José neste ano foi celebrada no contexto do Ano Mariano, da Quaresma e da Campanha da Fraternidade 2017.

Dia 19 – POSSE DO NOVO PÁROCO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA EM VITÓRIA DA CONQUISTA


Na manhã deste domingo, dia 19, o Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, exercendo o múnus de pastorear e zelar pelo rebanho a ele confiado, conferiu Posse Canônica ao novo Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Vitória da Conquista, o Religioso Vocacionista Revdo. Pe. Danilo da Silva Pacheco, SDV. Na homilia Dom Luís recordou que o Tempo da Quaresma favorece a penitência e conversão. O metropolita ainda dirigiu algumas palavras ao novo pároco, recordando que há 2 anos, naquela mesma Igreja Matriz, o havia ordenado presbítero. Aludiu ainda sobre sua missão de cooperador na Ordem Episcopal, através do múnus de ensinar, santificar e reger. Dom Luís também agradeceu ao Pe. José Carlos Lima, SDV, até então pároco, que agora parte para nova missão, como Superior Provincial da Sociedade das Divinas Vocações (Vocacionistas) na Província do Brasil.

Dia 18 – POSSE DO NOVO PÁROCO DA PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO EM ITAMBÉ


Na noite deste sábado, foi empossado o novo pároco da Paróquia São Sebastião em Itambé, o Religioso Vocacionista Pe. Alessandro Mendonça Nonato, SDV, pelo o Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista. Esteve presente o Superior Provincial dos Vocacionistas no Brasil, Pe. José Carlos Lima, SDV, além de outros padres. Na conclusão da homilia Dom Luís dirigiu algumas palavras ao novo pároco, exortando-o sobre sua missão de ensinar, santificar e reger. O arcebispo, ainda fez, um agradecimento ao Pe. Juracy Marden, SDV, até então pároco, destacando sua presença por mais de cindo décadas à frente da Paróquia, e que continua colaborando agora como Vigário Paroquial.

Dia 17 - ARCEBISPO CELEBRA OS 15 ANOS DE INSTALAÇÃO DA ARQUIDIOCESE


Nesta sexta-feira (17), às 18h:30min, o Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Luís Pepeu, presidiu na Igreja Catedral Nossa Senhora das Vitórias a celebração Eucarística em ação de graças pelos 15 anos de Instalação da Arquidiocese. Participaram as Monjas da Ordem da Anunciação, os candidatos às Ordens Sacras Técio e Nailson, ministros, coroinhas e os fiéis de modo geral.

Dia 17 - PROFISSÃO DE FÉ E JURAMENTO DE FIDELIDADE DOS NOVOS PÁROCOS


Na tarde desta sexta, 17, Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano, recebeu a Profissão de Fé e Juramento de Fidelidade do Revdo. Pe. Danilo da Silva Pacheco, SDV, novo Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Vitória da Conquista, e do Revdo. Pe. Alessandro Mendonça Nonato, SDV, novo pároco da Paróquia São Sebastião em Itambé. Ambos foram apresentados ao Arcebispo para nomeação pelo Superior Provincial dos Vocacionistas no Brasil, Reverendíssimo Pe. José Carlos Lima, SDV. Conforme orienta a normativa da Igreja, aquele que é chamado a exercer um cargo em nome da Igreja deve emitir a Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade, segundo fórmula aprovada pela Sé Apostólica.


Dia 16 - ARCEBISPO APRESENTA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017 EM SESSÃO ESPECIAL DA CÂMARA MUNICIPAL DE CONQUISTA


Na noite desta quinta-feira, a Câmara dos Vereadores de Vitória da Conquista realizou uma Sessão Especial para um debate sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2017. O Arcebispo Dom Luís Pepeu, convidado a compor a Mesa, fez uma explanação sobre o tema. Em sua apresentação, o arcebispo recordou que: “a cada ano, a Igreja destaca uma situação da realidade social que precisa ser mudada”. E acrescentou: “este ano, o objetivo é: ‘cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho’.”
Com o tema "Fraternidade: biomas brasileiros e a defesa da vida", e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15), a Campanha da Fraternidade 2017 alerta para o cuidado da Casa Comum. Como podemos observar, volta o tema ligado à natureza, à ecologia.


Dias 13 a 15 - ARCEBISPO PARTICIPA DA ASSEMBLEIA DO CONSELHO EPISCOPAL REGIONAL NE-3 DA CNBB


A partir desta segunda-feira (13) até a próxima quarta-feira, 15, os Bispos do Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe) estarão reunidos no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), em Salvador, para a primeira Assembleia do Conselho Episcopal Regional - CONSER deste ano de 2017. A abertura dos trabalhos ocorreu nesta noite com uma oração e a pauta dos trabalhos apresentada pela Presidência do Regional.


Dias 6 a 9 - RETIRO ESPIRITUAL DO PRESBITÉRIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA

 

Como ocorre todos os anos, os Presbíteros da Arquidiocese de Vitória da Conquista reúne-se para o seu retiro espiritual. Nesta primeira semana da Quaresma, os Padres com o seu Arcebispo encontram-se reunidos em retiro no Centro de Treinamento de Líderes (CTL) em Salvador.  O pregador é o Excelentíssimo Dom João Santos Cardoso, Bispo Diocesano de Bom Jesus da Lapa.

 

Dia 5 – POSSE DO NOVO PÁROCO DA PARÓQUIA SANTA LUZIA EM VITÓRIA DA CONQUISTA


Na noite deste domingo, dia 05, o Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, exercendo o múnus de pastorear e zelar pelo rebanho a ele confiado, conferiu Posse Canônica ao novo Pároco da Paróquia Santa Luzia, em Vitória da Conquista, o Rev.do Pe. Reinaldo Reis Santos Lima, Religioso Estigmatino. Também foi apresentado o novo Vigário Paroquial, o Pe. João Batista da Silva Pereira, CSS. Na oportunidade algumas mensagens foram dirigidas ao Pe. Graciomar Pereira Braga, CSS, até então Pároco, que agora parte para uma nova missão numa Comunidade de sua Congregação na Diocese de Juazeiro. Na homilia Dom Luís recordou que ao celebrar o 1º Domingo do Quaresma, tendo como referência as “tentações de Jesus” (cf. Mt 4,1-11), a Igreja convida a todos, a aprender do Senhor como vencer o mal, para tanto é necessário colocar-se disponível à escuta da Palavra de Deus, isto é, estar atentos aquele chamado, de recolocar Deus no centro da nossa existência. Ainda dirigiu algumas palavras ao novo Pároco, exortando-o sobre sua missão de ensinar, santificar e reger. Dom Luís também dirigiu um agradecimento ao Pe. Graciomar, destacando sua presença de “um pastor simples e abnegado”, o que muito contribuiu para a evangelização na querida Paróquia Santa Luzia.


PROFISSÃO DE FÉ E JURAMENTO DE FIDELIDADE DO NOVO PÁROCO DA PARÓQUIA SANTA LUZIA


Na manhã deste domingo (5), na Capela interna da Comunidade dos religiosos da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo (Estigmatinos) em Vitória da Conquista, Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano, recebeu a Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade do Rev.do Pe. Reinado Lima, novo Pároco da paróquia Santa Luzia. Conforme determina a disciplina da Igreja, aquele que é chamado a exercer um cargo ou ofício em nome da Igreja deve emitir a Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade, segundo a fórmula aprovada pela Sé Apostólica.


MISSA NA COMUNIDADE CORAÇÃO DE JESUS - PARÓQUIA DA CATEDRAL


Vivenciando o Tempo Santo da Quaresmal, Dom Luís Pepeu, na manhã deste domingo (5), celebrou Santa Missa na Comunidade Coração de Jesus da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias (Catedral). Acompanhou o arcebispo, o candidato às Ordens Sacras, e cerimoniário Técio Andrade Lima. Na homilia, o arcebispo, destacou que a Quaresma é tempo privilegiado para a conversão. Enquanto a Liturgia do 1º Domingo do Quaresma apresenta as “tentações de Jesus” (Mt 4,1-11), quer ser também um convite para se aprender Dele a vencer as forças do mal e colocar-se disponível à escuta da Palavra de Deus e a recolocar Deus no centro da vida.


QUARESMA

E CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017


Dia 1º - DOM LUÍS PEPEU LANÇA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017 NA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA DA CONQUISTA


Na manhã deste dia1º. de março, quarta-feira de cinzas, na igreja Catedral de Vitória da Conquista, no final da celebração Eucarística, o Arcebispo Dom Luís Pepeu, fez o lançamento da Campanha da Fraternidade 2017, que traz como tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e como lema: “Cultivar e guardar a Criação” (Gn 2,15). Dom Luís dirigiu algumas palavras sobre a importância da Campanha da Fraternidade (CF) dentro do Tempo da Quaresma, um organismo criado pela CNBB e que vem acontecendo no Brasil há mais de 50 anos. Destacou que a CF é uma oportunidade para realizar ações concretas para melhorar o meio ambiente, nossa “Casa comum”. Em seguida, o Arcebispo convidou toda a assembleia a rezar a Oração da CF e, por fim, foi entoado o Hino Oficial. No Vicariato São Lucas (paróquias da cidade de Vitória da Conquista) a Campanha da Fraternidade-2017 será lançada oficialmente no próximo dia 4, sábado à tarde, com uma caminhada saindo da Lagoa das Bateias até à igreja Matriz de Santa Luzia.



Dia 1º - ARCEBISPO CELEBRA A MISSA DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS NA IGREJA CATEDRAL


Nesta quarta-feira, dia 1º, às 7h30min da manhã, abrindo solenemente o Tempo da Quaresma com o tradicional rito da bênção e imposição das Cinzas, o Arcebispo de Vitória da Conquista, Dom Luís Pepeu, presidiu a Santa Missa na Igreja Catedral Nossa Senhora das Vitórias. A liturgia de abertura da caminhada quaresmal neste dia das Cinzas (Quarta-feira de Cinzas), símbolo de penitência e conversão, sugere a todos a prática do jejum, da oração e da esmola. Na homilia, Dom Luís lembrou que a Quaresma é um tempo especial de preparação para a Páscoa, a ressurreição de Cristo, ponto culminante do Ano Litúrgico, constituindo-se em fonte de esperança para o cristão.