Home » Notícias
 
Notícias
NOTA: ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA DA CONQUISTA MANIFESTA CONDOLÊNCIAS À ARQUIDIOCESE DE TERESINA PELO FALECIMENTO DE DOM CELSO JOSÉ PINTO DA SILVA, ARCEBISPO EMÉRITO DE TERESINA. Imprimir E-mail
Sex, 28 de Setembro de 2018 18:10


______Nossa Arquidiocese de Vitória da Conquista vem, através desta, manifestar a Vossa Excelência Dom Jacinto e à Arquidiocese de Teresina, profundo pesar pelo falecimento de seu Arcebispo Emérito Dom Celso José Pinto da Silva, ocorrido na madrugada desta sexta-feira, 28 de setembro de 2018.

______Dom Celso foi Bispo Diocesano de Vitória da Conquista pelo período de 20 anos, como seu 3° Bispo. Aqui, esse Bom Pastor, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres manteve esta Igreja Particular inserida nos processos e contextos históricos de seu tempo. Dentre tantas iniciativas e realizações, destacamos a celebração do Primeiro Sínodo Diocesano, em 1997, que dotou a Igreja Particular de Vitória da Conquista de sua própria legislação. Enaltecemos também o seu trabalho junto às populações rurais.

______Assumimos como nossas, suas palavras pronunciadas em nota ao anunciar a passagem de Dom Celso para a Casa do Pai: “como um verdadeiro missionário de Deus, fiel servo e anunciador da Palavra”. Ele buscou, de fato, ser coerente ao seu lema episcopal: “Para Servir”.

______Assim, em nosso nome pessoal, em nome do Clero, dos religiosos e religiosas, e dos fiéis de modo geral desta Arquidiocese de Vitória da Conquista, enviamos nossa saudação fraterna e asseguramos nossas orações a Vossa Excelência e à Arquidiocese de Teresina.

______ Subscrevemo-nos fraternalmente no Senhor,


Vitória da Conquista, 28 de setembro de 2018.


Dom Luís Pepeu, OFMCap.

Arcebispo de Vitória da Conquista

 
DOM CELSO JOSÉ PINTO, ARCEBISPO EMÉRITO DE TERESINA, MORRE AOS 85 ANOS. Imprimir E-mail
Sex, 28 de Setembro de 2018 12:19

 

Comunicado da Arquidiocese de Teresina:


Com muito pesar a Arquidiocese de Teresina comunica o falecimento do Arcebispo Emérito, Dom Celso José Pinto da Silva.

Dom Celso nasceu no Rio de Janeiro, em 29 de outubro de 1933. Nomeado pelo Papa João Paulo II, com o lema “Para Servir”, tomou posse como 5º Arcebispo Metropolitano de Teresina no dia 1º de maio de 2001, onde ficou por sete anos.

Antes, Dom Celso José passou pelas Arquidioceses do Rio de Janeiro e de Vitória da Conquista. Após se tornar bispo emérito de nossa Arquidiocese ele escolheu continuar a servir e a viver em Teresina.

Nesta madrugada (28), ele faleceu após passar mal e sofrer uma parada cardíaca na Casa do Clero. Dom Celso José completaria 85 anos no próximo mês. Após receber assistência do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi levado para o Hospital de Urgência de Teresina, mas veio a óbito.

Dom Celso José foi um verdadeiro missionário de Deus, fiel servo e anunciador da Palavra. Homem do diálogo e zeloso com as coisas de Deus. A nossa Arquidiocese e todo o Povo de Deus é grata pelos serviços prestados à obra do Pai na Igreja Particular de Teresina.

O Velório e o sepultamento serão na Catedral Nossa Senhora das Dores, localizada na Praça Saraiva, Centro de Teresina.

 

 


 
SETEMBRO de 2018 Imprimir E-mail
Sex, 28 de Setembro de 2018 12:05

Dia 27 –DOM LUÍS PEPEU PRESIDE ABERTURA DO TRÍDUO EM LOUVOR A SÃO VICENTE DE PAULO EM VITÓRIA DA CONQUISTA

A Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz e São Vicente de Paulo celebra seu Copadroeiro entre os dias 27 a 30 de setembro. A abertura das festividades contou com a presença do Arcebispo Metropolitano Dom Luís Pepeu. Concelebrou a Eucaristia o Pároco, Pe. Valmir Neves. Este ano a festa tem como tema: “São Vicente, modelo de quem serve com alegria”. E nesta 1ª noite o subtema: “Amar e servir o Cristo na pessoa dos pobres”. Na homilia, o Metropolita, recordou que o tema desse dia evoca o carisma vicentino, e assegurou: “o carisma vicentino consiste em: amar e servir o Cristo na pessoa dos pobres, evangelizando e servindo para libertá-lo de todas as misérias. É a promoção social e espiritual. A santificação, para o vicentino, acontece pela prática da caridade”.

 


Dia 26 – ARCEBISPO CELEBRA NOVENA DE SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS EM VITÓRIA DA CONQUISTA


Na noite desta quarta-feira (26), Dom Luís presidiu na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus para presidir a 5ª noite do Novenário em preparação à Festa de sua Padroeira. Concelebrou com o Arcebispo o Administrador Paroquial, Frei Orlando. No espírito do Ano Nacional do Laicato e Ano Arquidiocesano das Famílias, a festa está sendo norteada pelo tema central: “Com Santa Teresinha, protetora das famílias, somos Sal e Luz do mundo!”. Já o tema proposto para a noite do Novenário é: “A vocação da família à santidade”. Refletindo sobre este tema, Dom Luís destacou que “em Santa Teresinha, vemos um modelo de santidade para a família, isto é, ela nos incentiva a aprendermos, como discípulos missionários, o estilo de vida fraterna e partilhada com atenção especial aos pobres e necessitados”. Após a Santa Missa, muitos fiéis cumprimentaram o Arcebispo, demonstrando a alegria, a gratidão e o carinho, pelo pastor.


Dia 25 – DOM LUÍS VISITA A COMUNIDADE SÃO MIGUEL ARCANJO NO POVOADO DO PRADOSO E PRESIDE NOVENA


Por volta das 19h desta terça-feira, dia 25, o Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Pepeu, presidiu a Eucaristia na Novena em honra a São Miguel Arcanjo na Comunidade do Pradoso. A celebração foi o ponto alto das atividades da Visita Pastoral que o Arcebispo tem realizado na Paróquia. A Comunidade São Miguel faz parte da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio de Lisboa, em Vitória da Conquista, sob o cuidado dos Frades Capuchinhos, e celebra desde o dia 20 até o próximo dia 29 o seu padroeiro. Este ano a festa tem como tema: “São Miguel Arcanjo, guardião das famílias, impulsione os leigos comprometidos a levar Jesus Cristo a todos os batizados e não batizados”.


Dia 23 – CRISMA EM MAIQUINIQUE


Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano presidiu a Santa Missa na igreja matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Santa Maria Madalena em Maiquinique no fim da manhã deste domingo dia 23. Na oportunidade conferiu o Sacramento da Confirmação a um grupo de crismandos entre jovens e adultos. A Missa foi concelebrada pelo Pároco, Pe. Reinaldo Tarso e Pe. Irineu Meira. Dom Luís recordou inicialmente que “todo sacramento é sinal presente e transparente da presença de Deus, de seu amor para conosco”. Na homilia, o Metropolita dirigindo-se aos crismandos afirmou: “cada um é chamado a ser testemunha de Deus e sinal vivo do seu amor, da sua justiça e da sua paz”. E acrescentou: “já tendo sido batizados, os crismandos, irão receber a força do Espírito”, e nas palavras do Apóstolo Paulo: “difundir, por toda a parte, o bom odor de Cristo”. Dom Luís concluiu falando sobre do discernimento vocacional.



Dias 21 a 23 – VISITA PASTORAL EM MACARANI

No início da noite desta sexta-feira, dia 21, o Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Pepeu, acompanhado pelo Seminarista José Vitor, foi acolhido na igreja matriz da Paróquia São Pedro em Macarani pelo Pároco e um grupo de fiéis. Após breve momento de oração na Capela do Santíssimo Sacramento, o arcebispo seguiu para o presbitério, onde o Pároco, Pe. Irineu Moreira Meira, dirigiu uma afetuosa palavra de acolhida ao Sr. Arcebispo. Dom Luís saudou o Pároco e acolheu os membros e representantes dos Movimentos ali representados recordando a importância e o significado da Visita Pastoral. O Metropolita finalizou a abertura oficial da Visita Pastoral, invocando as bênçãos de Deus sobre os presentes.


Após a acolhida do Arcebispo, foram visitadas as comunidades urbanas:

Comunidade Santo Antônio;


Comunidade Santo Expedito;


e Comunidade São João Batista, onde Dom Luís presidiu a Santa Missa.



Na manhã desse sábado, dia 22, o Metropolita visitou e encontrou-se com as Comunidades Rurais:

Comunidade Santa Isabel na região de Vila Isabel;


Comunidade São Sebastião na Cachoeira;


Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe em Taquaruçú;


Comunidade Santa Luzia na região de Rio Bonito;


Comunidade Nossa Senhora Aparecida em Rio Bonito;



O período da tarde, prosseguiu com as visitas às Comunidades:

Comunidade Nossa Senhora Aparecida em Acarí;


Comunidade Nossa Senhora das Graças na Vila das Graças;


Comunidade Medalha Milagrosa no Márjore Parque na cidade.



Enquanto o Arcebispo visitava as Comunidades Rurais, no Salão Paroquial Daniel Clemente, aconteceu o encontro com os Catequistas, orientado pela Coordenadora Arquidiocesana da Catequese, Elielma França;


A noite, chegando à cidade, o Arcebispo visitou e presidiu a Santa Missa na Comunidade Nossa Senhora Aparecida no bairro Cidade Jardim, onde administrou o Sacramento da Crisma.


As atividades da Visita Pastoral na manhã do domingo, dia 23, iniciaram na igreja matriz, onde foi presidida a Santa Missa pelo Pároco local.

Enquanto isso, o Metropolita visitou o Cemitério local onde dirigiu uma oração pelos fiéis falecidos.

Visitou alguns irmãos e irmãs doentes e idosos.


Dom Luís realizou ainda uma visita à cadeia pública, onde encontrou sete (7) irmãos prisioneiros.

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; text-align:justify; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; mso-bidi-font-size:11.0pt; font-family:"Times New Roman","serif"; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;}


O Arcebispo seguiu para cidade de Maiquinique onde presidiu a Eucaristia e conferiu o Sacramento da Crisma.


Retornando de Maiquinique, no início da tarde, Dom Luís visitou a Comunidade Bom Jesus em Itabaí;


Na cidade o Metropolita visitou o Lar da Providência, que acolhe pessoas idosas em situações de vunerabilidade;


Por volta das 18h Dom Luís Pepeu, foi acolhido novamente na igreja matriz, para a Santa Missa de encerramento da Visita Pastoral. Grande número de fiéis participaram deste momento. Concelebrou a Eucaristia o pároco, Pe. Irineu. A celebração contou com muitas representações das comunidades por onde o Arcebispo tinha passado. Em suas palavras de agradecimento, Dom Luís ressaltou que “a Visita Pastoral constitui-se num momento privilegiado de contato do Arcebispo com o Povo de Deus, confiado aos seus cuidados de pastor, com a preciosa colaboração do Pároco. Quer ser também um momento forte de evangelização e animação missionária”. Ao término da Celebração foram feitas homenagens ao Arcebispo, pelas crianças e fiéis de um modo geral.


 


Dia 20 – DOM LUÍS PEPEU VISITA A COMUNIDADE SÃO JOSÉ NO BAIRRO IRACEMA


Na noite desta quinta-feira (20) Dom Luís Pepeu continuou a Visita Pastoral às Comunidades da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, Catedral. Neste dia a Comunidade São José, no bairro Iracema, teve a alegria de acolher o Arcebispo. Acompanhou o Arcebispo o Seminarista Dieison.



Dia 19 – DOM LUÍS PEPEU VISITA A COMUNIDADE CRISTO REDENTOR NO BAIRRO CRUZEIRO

Seguindo a agenda da Visita Pastoral às Comunidades da Paróquia Catedral, na noite desta quarta-feira, a Comunidade visitada foi a do Cristo Redentor, que fica no Bairro Cruzeiro. A Visita Pastoral tem se tornado um momento de maior interação do Arcebispo com os fiéis. Após ser acolhido e conhecer um pouco da história da Comunidade, que celebrará em novembro 50 anos, o Metropolita presidiu a Santa Missa. Acompanhou o Arcebispo na visita o Seminarista Rafael Moitinho.



Dia 18 – ARCEBISPO INICIA VISITA PASTORAL NA PARÓQUIA CATEDRAL EM VITÓRIA DA CONQUISTA

No início da noite desta terça-feira, dia 18, Dom Luís Pepeu visitou a Comunidade São Sebastião, que integra a Paróquia Nossa Senhora das Vitórias – Catedral. A comunidade fica localizada no Bairro Iracema em Vitória da Conquista. Com esta celebração, o Metropolita inicia a Visita Pastoral na Paróquia Catedral. Acompanhou o Arcebispo o Seminarista Rafael Moitinho.



Dia 16 – VI CONGRESSO ARQUIDIOCESANO DE COROINHAS

Aconteceu neste domingo, dia 16, o VI Congresso Arquidiocesano de Coroinhas, na área de eventos da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz e São Vicente de Paulo em Vitória da Conquista. Este ano o Congresso teve por tema: “Coroinha: leigo a serviço do Reino”. O evento acolheu mais de 600 coroinhas provindos das diversas Paróquias da Arquidiocese de Vitória da Conquista e de Paróquia de Cordeiros, da Diocese de Caetité. A programação iniciou com um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, seguido de momentos de louvor, palestra e oficinas. O congresso foi encerrado com a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Pepeu. Concelebraram a Eucaristia o Pe. Técio Andrade, Diretor Espiritual do Movimento e o Frei Gilson Marinho, OFMCap. A Celebração contou a presença dos coordenadores, vários fiéis e colaboradores. Na homilia, o Arcebispo destacou a importância dos coroinhas, como colaboradores diretos da missão pastoral, em especial no serviço ao altar.



Dia 16 – DOM LUÍS PEPEU VISITA COMUNIDADE DIVINO ESPÍRITO SANTO NO BAIRRO TERRAS DO REMANSO EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Na manhã deste domingo, dia 16, Dom Luís Pepeu visitou a Comunidade Divino Espírito Santo que faz parte da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio de Lisboa, sob o cuidado dos Frades Capuchinhos. A comunidade fica localizada no Bairro Terras do Remanso em Vitória da Conquista. Com esta, o Metropolita inicia a Visita Pastoral nessa Paróquia.



Dia 15 – NOVENA, CRISMA E VISITA PASTORAL NA COMUNIDADE NOSSA SENHORA DAS DORES

Por volta das 19h deste sábado, dia 15, o Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Pepeu, presidiu a última noite da Novena em honra a Nossa Senhora das Dores e conferiu o Sacramento da Confirmação a um grupo de crismandos, entre jovens e adultos. A Comunidade Nossa Senhora das Dores, na região da Estiva integra a Paróquia Nossa Senhora das Candeias. A celebração foi o ponto alto das atividades da Visita Pastoral. Na homilia, dirigindo-se aos crismandos, Dom Luís, recordou a necessidade de cada um ser testemunha do Senhor. O Metropolita aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância da Visita Pastoral, como uma oportunidade do contato entre o Pastor e seu rebanho.



Dia 14 – DOM LUÍS PEPEU VISITA AS COMUNIDADES DE SANTA LUZIA E DA SAGRADA FAMÍLIA

Nesta sexta-feira, dia 14, Dom Luís Pepeu, continuou a Visita Pastoral às Comunidades Rurais da Paróquia Nossa Senhora das Candeias. A primeira a ser visitada foi a Comunidade Sagrada Família, localizada na região da Choça. Prosseguindo no itinerário, o Arcebispo visitou a Comunidade Santa Luzia na mesma região. Nesta última presidiu a Eucaristia.



Dia 13 – DOM LUÍS PEPEU VISITA A COMUNIDADE BOM JESUS NA LAGOA DAS FLORES

Seguindo a agenda da Visita Pastoral às Comunidades da Paróquia Nossa Senhora das Candeias, hoje a Comunidade visitada foi a do Bom Jesus na Lagoa das Flores. A Visita Pastoral caracteriza-se como oportunidade privilegiada do contato do Arcebispo com os fiéis. Dom Luís presidiu a Santa Missa, concelebrada pelo Pe. Alessandro, pároco. Acompanhou o Arcebispo na visita o Seminarista Eugênio Gonçalves, que se prepara para a Ordenação Diaconal no início de outubro.



Dia 12 – ARCEBISPO VISITA COMUNIDADES RURAIS DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS

Nesta quarta-feira (12) Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano, visitou algumas Comunidades Rurais do Setor São Sebastião que integram a Paróquia Nossa Senhora das Candeias, sob os cuidados pastorais do Pe. Alessandro Cardoso. A primeira Comunidade visitada foi Nossa Senhora da Missão, no Setor São Sebastião. Em seguida o Metropolita visitou a Comunidade São Roque, no mesmo Setor. Por fim, Dom Luís chegou a Comunidade São Sebastião, no Povoado de São Sebastião. Na ocasião, presidiu a Eucaristia, que foi concelebrada pelo Pároco, e administrou o Batismo de uma criança. A celebração contou com a presença do Candidato às Ordens Sacras Eugênio Gonçalves. Em todas as visitas, a alegria dos fiéis era imensa, por acolher o seu Pastor.



Dia 11 – REUNIÃO DO CONSELHO PRESBITERAL

 

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE

Dia 11 – VISITA A COMUNIDADE SÃO GABRIEL

 

 

 

Dia 10 – DOM LUÍS SE ENCONTRA COM OS DIÁCONOS PERMANENTES DA ARQUIDIOCESE

Na noite desta segunda-feira, dia 10, no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora das Vitórias em Vitória da Conquista, o Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Pepeu, se encontrou com os Diáconos Permanentes. Este encontro faz parte da formação permanente do Diacônio da Arquidiocese de Vitória da Conquista e é realizado mensalmente. O encontro contou com a participação do Reitor do Seminário, Pe. Nilson Laurêncio. Atualmente o número de Diáconos é de 14, dentre eles um Religioso Vocacionista e um oriundo da Arquidiocese Primaz de São Salvador da Bahia.



Dia 9 – ARCEBISPO VISITA A PARÓQUIA SÃO JOSÉ EM ITAPETINGA

Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano, visitou neste domingo, dia 9, a Paróquia São José, em Itapetinga, confiada aos cuidados pastorais do Pe. Rosenildo Pereira. Na ocasião, em Solene Celebração Eucarística, às 10h na igreja matriz, conferiu o Sacramento da Confirmação a um grupo de jovens e adultos. A Missa foi concelebrada pelo Pároco. A celebração contou com a presença do Candidato às Ordens Sacras Eugênio Gonçalves, além de inúmeros catequistas, pais, padrinhos e parentes dos crismandos, que lotaram o templo. Tomando os textos bíblicos próprios para este Sacramento, o Metropolita recordou que os crismandos deverão ser no mundo testemunhas da paixão e ressurreição de Cristo, de tal modo que a vida de cada um difunda por toda parte o suave odor de Cristo.


À tarde, o Arcebispo, visitou a Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Bandeira do Colônia, que também integra a Paróquia São José, onde conferiu o Sacramento da Confirmação a um grupo de crismandos, entre jovens e adultos. Essa também foi a Visita Pastoral à Comunidade de Bandeira do Colônia, momento propício para o Pastor conhecer suas ovelhas. Em sua homilia, dirigindo-se aos crismandos, Dom Luís, recordou a necessidade que cada um tem de assumir sua própria vocação. Convidou os crismandos a fazerem o seu discernimento vocacional. O Metropolita aproveitou a oportunidade para motivar os jovens a não se despedirem da Igreja, mas assumirem sua missão.


À noite, o Metropolita, visitou a Comunidade São Francisco de Assis, na cidade de Itapetinga. A Visita antecedeu a Celebração Eucarística e possibilitou ao Arcebispo conhecer um pouco mais da realidade pastoral da comunidade, como sua história e desenvolvimento. Dom Luís encorajou os presentes a manterem-se firmes e perseverantes, na escuta e anúncio da Boa Nova do Reino.




Dia 8 –DOM LUÍS PEPEU VISITA A COMUNIDADE SÃO RAFAEL EM VITÓRIA DA CONQUISTA


Ao anoitecer deste sábado, dia 8, Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano, visitou a Comunidade São Rafael, que pertence a Paróquia São Miguel Arcanjo, no Bairro Alto Maron em Vitória da Conquista. Com esta, o Metropolita inicia a “Visita Pastoral” na Paróquia, confiada aos cuidados do Pe. Zenilton. Dom Luís presidiu a Santa Missa, concelebrada pelo pároco. A Celebração contou com a presença do Candidato às Ordens Sacras Adson Coelho, agentes de pastoral e fiéis, que acorreram à capela para participar desse forte momento na vida paroquial. Na homilia, recordando a Festa da Natividade, Dom Luís colocou sob a proteção de Maria a visita hoje iniciada.



Dia 1º - DOM LUIS PEPEU PARTICIPA DA APRESENTAÇÃO DO BISPO COADJUTOR DE NOVA IGUAÇU, DOM GILSON ANDRADE

Na manhã deste sábado, 1º de setembro, às 9h, Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, participou da posse de Dom Gilson Andrade da Silva no ofício de Bispo Coadjutor da Diocese de Nova Iguaçu, com direito à sucessão do atual bispo, Dom Luciano Bergamin. A posse aconteceu na Catedral Santo Antônio de Jacutinga e contou com a presença de vários bispos do Regional Leste 1 e do Nordeste 3 da CNBB.


C:\Users\Técio\Pictures\NOTÍCIAS SITE\2018\2018.9
 
AGOSTO de 2018 Imprimir E-mail
Sex, 28 de Setembro de 2018 12:00

Dia 29 – DOM LUÍS PEPEU PRESIDE MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELOS 60 ANOS DO COLÉGIO MADRE SAVINA PETRILLI EM ITAPETINGA

Comemorando os 60 anos do Colégio Madre Savina Petrilli em Itapetinga, o Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista presidiu Santa Missa em Ação de Graças na igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Itapetinga. Concelebraram a Eucaristia o Pe. Carmelito, Pe. Rosenildo, Pe. Edilberto, Pe. Frenilson e Pe. Ariosvaldo. Religiosas das diversas comunidades da Congregação e de outras, seminaristas e inúmeros fiéis participaram da cerimônia. Na homilia, o Metropolita dirigiu uma afetuosa saudação à Superiora Provincial da Província Nossa Senhora da Divina Providência, Ir. Cosmira, bem como aos alunos, professores, funcionários e todos que fazem o Colégio. O Arcebispo, falando da importância do Colégio, recordou que “os itapetinguenses e região são testemunhas de que esta é uma instituição que quer educar jovens e crianças para a vida e para a Igreja. Priorizando o desenvolvimento da consciência crítica, a capacidade de solucionar problemas, a liberdade responsável, o interesse pelo estudo, a qualificação para o trabalho e a harmonia entre a Fé e a Vida”. Após a celebração, houve apresentação cultural, marcando as comemorações do Jubileu.

 


DIA 28 – ACOLITADO E ADMISSÃO DOS CANDIDATOS AO DIACONATO PERMANENTE

Nesta terça-feira, dia 28, Memória de Santo Agostinho, bispo e doutor da Igreja, Dom Luís Pepeu, Arcebispo de Vitória da Conquista, conferiu o Ministério de Acólito aos candidatos da Escola Diaconal São Lourenço: Hermes Bomfim e José Santos. Concelebraram a Santa Missa Pe. Nilson Laurêncio dos Santos, Reitor da Filosofia e o Pe. Gerson, Diretor da Escola Diaconal. Na oportunidade foram admitidos como candidatos às ordens sacras os senhores Aberto Júnior e Miron, que também se preparam para o Diaconato Permanente.



Dia 26 – ARCEBISPO PRESIDE 4º DIA DA NOVENA DE NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS

Com o tema: “Família, dom de Deus para a humanidade”, a Paróquia Nossa Senhora das Candeias em Vitória da Conquista celebra, desde o último dia 24, o novenário em preparação à festa de sua padroeira que se realizará no próximo dia 2 de setembro. A celebração deste 4º dia foi presidida pelo Arcebispo Dom Luís Pepeu, e teve como tema: “A vocação da família à santidade”. Além do pároco, Pe. Alessandro Alves Cardoso, a Celebração contou com a presença dos Diáconos Permanentes Altamirando e Zezzinho. O Metropolita destacou que “em Maria, Nossa Senhora das Candeias, vemos um modelo de santidade para a família, isto é, ela nos incentiva a aprendermos, como discípulos missionários, o estilo de vida fraterna e partilhada, com atenção especial aos pobres e necessitados”. Dom Pepeu ainda recordou do Dia Nacional do Catequista, comemorado neste último domingo de agosto.

 


Dia 26 – DOM LUÍS PRESIDE SANTA MISSA DE ABERTURA DA 2ª JORNADA VOCACIONAL ARQUIDIOCESANA

Com uma Missa presidida por Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano, na igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz e São Vicente, em Vitória da Conquista, foi aberta a 2ª Jornada Vocacional Arquidiocesana. Além do Pároco, Pe. Valmir, concelebraram Pe. Nilson, Reitor da Filosofia, e o Pe. Frenilson, Reitor do Propedêutico. A Jornada Vocacional foi promovida pelos Vicariatos São Lucas e São Mateus. E neste ano teve como tema: “Escutar, discernir, viver a chamada do Senhor”. Na homilia o Arcebispo destacou que a “liturgia de hoje nos fala de opções. Cada pessoa é chamada no dia a dia, a fazer a sua escolha, sua opção. Assim, é através da escuta e do discernimento que se responde ao chamado do Senhor.

 


Dia 25 – SANTA MISSA MARCA O ENCERRAMENTO DO 1º SIMPÓSIO DA FAMÍLIA NA ARQUIDIOCESE

No início da noite deste sábado, dia 25, com uma celebração Eucarística no Auditório do Colégio das Irmãs Sacramentinas, o Arcebispo Metropolitano Dom Luís Pepeu fez o encerramento do 1º Simpósio da Família em nossa Arquidiocese. O simpósio foi um marco neste Ano Arquidiocesano da Família e Ano Nacional do Laicato. Concelebram a Eucaristia: Pe. Gerson, Vigário Regional; e Frei Gilson, referencial da Pastoral Familiar. A celebração contou também com a presença do Diác. Luciano. O metropolita iniciou a homilia congratulando-se com o Setor Família, o Vicariato São Lucas e a Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, pela bela iniciativa do simpósio. O Arcebispo inspirado pelo tema central do Simpósio, o mesmo proposto pela Igreja no Brasil para a Semana Nacional da Família, extraído do IX Encontro Mundial das Famílias, em Dublin: “O Evangelho da Família: alegria para o mundo”. A “a família é para o Papa Francisco e é para todos nós um dom, um motivo de grande alegria e é também uma boa nova para o mundo contemporâneo, o mundo de hoje”. O Simpósio teve grande participação, cerca de 500 pessoas. Mostrou-se como elo de unidade do Setor Família na Arquidiocese, composto pela Pastoral Familiar, Movimento Familiar Cristão e o Encontro de Casais com Cristo.

 


Dia 24 – ARCEBISPO PRESIDE MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELOS 30 ANOS DA BEATIFICAÇÃO DE MADRE SAVINA PETRILLI

Para comemorar os 30 anos da beatificação de Madre Savina Petrilli, foi celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Luís Pepeu, uma Missa em Ação de Graças na capela das Irmãs Pobres de Santa Catarina de Sena em Vitória da Conquista. Concelebrou Eucaristia o Pe. Clovis, da Diocese de Palmeira dos Índios. Religiosas da própria Congregação e de outras, bem como fiéis de um modo geral participaram da cerimônia. Dom Luís externou gratidão pela presença da Congregação dizendo: “essas queridas religiosas que aqui se encontram e as que por aqui passaram, deixaram suas marcas e construíram esta linda história da Congregação das Irmãs Pobres de Santa Catarina de Sena em nossa Arquidiocese de Vitória da Conquista”.



Dias 21 e 22 – FORMAÇÃO PERMANENTE DO PRESBITÉRIO

Entre os dias 21 e 22 os presbíteros da Arquidiocese de Vitória da Conquista se reuniram no Salão da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio de Lisboa para a Formação Permanente. O encontro iniciou com a Santa Missa na igreja matriz da Paróquia, na manhã da terça-feira. Neste ano, a Formação Permanente do Presbitério contou com três momentos de aprofundamento. O primeiro foi dedicado ao tema: “Pastoral em tempos de mudanças”, e teve como assessor o Diác. Luciano Santana, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral. As atividades do segundo dia do encontro iniciaram com a Celebração Eucarística. O segundo tema abordado, na manhã da quarta-feira, foi o “Serviço de Animação Vocacional”, e contou com a assessoria do Pe. Frenilson da Conceição, Reitor do Seminário Propedêutico. As atividades no período da tarde, iniciaram com a oração da Hora Média, e teve lugar as reflexões sobre a “Pastoral Presbiteral”. Conduziu o momento, o Pe. Ariosvaldo Aragão, representante do presbitério junto à CRP, e os Vigários Regionais Pe. Alexandre e Pe. Rosenildo que partilharam a experiência do Encontro Nacional de Presbíteros, ocorrido em maio no Santuário de Aparecida.

 


Dia 20 – DOM LUÍS PRESIDE NOVENA DO BOM JESUS EM VITÓRIA DA CONQUISTA

A Comunidade Bom Jesus celebra seu titular de 17 a 26 de agosto. Esta comunidade está sob o cuidado dos Frades Capuchinhos e faz parte da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio de Lisboa, em Vitória da Conquista. Nesta segunda-feira, dia 20, 4ª noite da novena, o Arcebispo Metropolitano Dom Luís Pepeu, presidiu a Santa Missa, que foi concelebrada pelo Frei Johne Barbosa, OFMCap. filho dessa comunidade. Este ano a festa tem como tema: “Senhor Bom Jesus, ajudai-nos como leigos e leigas, em família, a sermos sal da terra e luz do mundo”.

 


Dia 19 – ENCERRAMENTO DA SEMANA DA FAMÍLIA EM ITAPETINGA

Ao entardecer deste domingo, dia 19, uma celebração Eucarística no Parque Poliesportivo da Lagoa em Itapetinga, presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Luís Pepeu, marcou o encerramento da “Semana da Família” promovido pelas Paróquias São José e Nossa Senhora das Graças. Concelebram a Eucaristia: Pe. Rosenildo, pároco da São José e Vigário Regional; Pe. Carmelito, pároco de Nossa Senhora das Graças; e o Pe. Frenilson, reitor do Seminário Propedêutico. Na homilia, inspirada pelo tema central que a Igreja no Brasil propôs para a Semana Nacional da Família e que é o tema do IX Encontro Mundial das Famílias, em Dublin: “O Evangelho da Família: alegria para o mundo”, o Arcebispo sublinhou que este é um “momento privilegiado para refletir sobre a grandeza do projeto de Deus revelado na família desde a criação”. Uma grande multidão de fiéis se reuniu para celebrar este momento festivo. Após a Celebração, teve um Show com o Pe. Valmir Neves e banda.



Dia 19 – CRISMA EM MACARANI

Na manhã deste domingo (7), o Arcebispo de Vitória da Conquista presidiu a Eucaristia na Igreja Matriz de São Pedro em Macarani, sendo concelebrada pelo Pároco Pe. Irineu. Na ocasião, Dom Luís conferiu o sacramento da Crisma a um grupo de jovens e adultos das diversas comunidades urbanas e rurais da Paróquia. Na homilia, o Metropolita assegurou que “a Crisma não é sacramento do adeus. O Papa convida aqueles que são crismados a prosseguirem no caminho que começaram como Sacramento da Confirmação”. Dom Luís concluiu falando sobre a importância dos novos crismados anunciarem a fé.

 


Dia 15 – MULTIDÃO DE FIÉIS FESTEJA NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Nesta quarta-feira, em Vitória da Conquista, o dia foi marcado pela solenidade da padroeira do Município, da Paróquia da Catedral, da Arquidiocese e da Província Eclesiástica, Nossa Senhora das Vitórias. Neste ano, em vista do Ano Nacional do Laicato e do Ano Arquidiocesano da Família, a celebração da Padroeira foi norteada pelo tema central: “Inspirados em Maria, a família assume sua missão de Sal da terra e Luz do mundo”. A celebração de encerramento da festa foi presidida pelo Eminentíssimo Sr. Cardeal Dom Raimundo Damasceno Assis, Arcebispo Emérito de Aparecida, no Ginásio de Esportes da cidade. A solenidade contou com a participação dos padres, diáconos, religiosos, religiosas e seminaristas. Uma multidão de fiéis e devotos de Nossa Senhora superlotaram o Ginásio Raul Ferraz e adijacências. Após a celebração foi realizada a procissão até à Catedral Metropolitana.

 


Dia 15 – MOMENTO DE ESPIRITUALIDADE DO CLERO

Na manhã deste dia 15, Festa da Padroeira Arquidiocesana, o clero se reuniu com o senhor Arcebispo para um momento de espiritualidade, formação e convivência no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora das Vitórias, preparando-se para a Missa Solene em louvor a Nossa Senhora das Vitórias. O encontro foi conduzido por Sua Eminência Dom Raimundo, Cardeal Damasceno Assis, Arcebispo Emérito de Aparecida, que refletiu sobre a Carta “Placuit Deo”, sobre alguns aspectos da salvação cristã, da Congregação para a Doutrina da Fé.



Dias 6 A 14 – NOVENA EM PREPARAÇÃO A FESTA DE NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS

Entre os dias 6 a 14 deste mês de agosto, na Catedral Metropolitana de Vitória da Conquista, foi celebrada a Novena em preparação à Festa da excelsa padroeira da Nossa Senhora das Vitórias. Este ano teve como tema central: “Inspirados em Maria, a família assume sua missão de Sal da terra e Luz do mundo”.

Confira um pouco:

1ª Noite – Tema: “Deus vocaciona as pessoas e as santifica como comunidade”. Presidente da celebração: Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu –Arcebispo Metropolitano.

2ª Noite – Tema: “Como irmãos, somos chamados a viver a caridade através da partilha”. Presidente da celebração: Dom Josafá Menezes da Silva – Bispo de Barreiras.

2ª Noite – Tema: “Como irmãos, somos chamados a viver a caridade através da partilha”. Presidente da celebração: Dom Josafá Menezes da Silva – Bispo de Barreiras.

3ª Noite – Tema: “Família, núcleo gerador de misericórdia e vida”. Presidente da celebração: Dom Guido Zendron – Bispo de Paulo Afonso.

4ª Noite – Tema: “Inspirados em Maria, a família e o poder público abraçam seu compromisso em virtude do bem comum”. Presidente da celebração: Dom Ottorino Assolari – Bispo de Serrinha.

5ª Noite – Tema: “Na família, somos chamados no serviço ao próximo, viver a comunhão e a plenitude do amor”. Presidente da celebração: Pe. Nailson Gonçalves dos Santos – Vigário Paroquial das Paróquias São Pedro em Ibicuí e Nossa Senhora Imaculada Conceição em Nova Canaã. Neste dia, também foi celebrado o dia dos diáconos.

6ª Noite – Tema: “Família: primeira educadora da fé”. Presidente da celebração: Pe. Antonio Gonçalves dos Santos – Administrador Paroquial da Paróquia Santo Antônio de Pádua em Caetanos.

7ª Noite – Tema: “Na família, a juventude é sinal de esperança e anúncio do Evangelho”. Presidente da celebração: Pe. Técio Andrade Lima; pregador: Pe. Gildeir da Silva Santos, colaboradores na Paróquia Catedral.

8ª Noite – Tema: “Sob a proteção materna de Maria, devemos ser uma comunidade justa e fraterna”. Presidente da celebração: Pe. Ariosvaldo de Jesus Aragão; pregador: Pe. Acássio Alves da Silva, do clero da Diocese de Itabuna. Participaram diversos padres da região sul e sudoeste da Bahia.

9ª Noite – Tema: “Em família assumimos o compromisso de viver a solidariedade e fraternidade”. Presidente da celebração: Pe. Gerson de Jesus Bittencourt – Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Vitória da Conquista e Vigário do Vicariato São Lucas; pregador: Pe. Wilson Lima, SDV – Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Neste dia, os padres do Vicariato São Lucas também participaram.

 


Dia 12 – CRISMA NA PARÓQUIA SÃO MIGUEL ARCANJO

O Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Pepeu, visitou na noite deste domingo (12) a Paróquia São Miguel Arcanjo, em Vitória da Conquista. Na ocasião conferiu o Sacramento da Confirmação a um grupo de crismandos jovens e adultos. A Missa foi concelebrada pelo Pároco, Pe. Zenilton, contou com a presença do Candidato às Ordens Sacras, Adson, outros seminaristas, além da significativa participação dos catequistas, pais, padrinhos e parentes dos crismandos. A Celebração situa-se no mês vocacional. O Metropolita serviu-se da oportunidade para recordar sobre sua importância. Dirigindo-se aos crismandos falou dos vários ministérios que cada um poderá assumir, além do discernimento vocacional.

 


Dia 7 – ARCEBISPO DE MAPUTO, MOÇAMBIQUE, VISITA DOM LUÍS PEPEU

No início da noite desta terça-feira, dia 7, o Arcebispo de Maputo, capital de Moçambique, Dom Francisco Chimoio, OFMCap., em visita ao Brasil, chegou a Vitória da Conquista para uma visita surpresa ao seu confrade e amigo Dom Luís Pepeu, Arcebispo de Vitória da Conquista. Dom Chimoio acompanhou Dom Pepeu no início da 2ª Noite da Novena em preparação à Festa de Nossa Senhora das Vitórias, presidida pelo Bispo Diocesano de Barreiras, Dom Josafá Menezes. Em sua saudação, o prelado africano, manifestou a alegria em retribuir a visita que Dom Luís lhe fizera em maio de 2012, quando juntamente com um grupo de Bispos Brasileiros, realizaram uma Visita Missionária a alguns países africanos.

 


Dia 7 – VISITA DO SUPERIOR PROVINCIAL DOS ESTIGMATINOS

Na tarde desta terça-feira (7), Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano, recebeu a visita do novo Superior Provincial da Congregação dos Sagrados Estigmas, da Província Santa Cruz, Pe. Jordélio Siles Ledo, CSS e o Conselheiro Provincial Pe. Elizio Anunciação, CSS. Tratou-se de um momento fraterno, para fortalecer os vínculos entre a Arquidiocese e a Congregação que há mais de 20 anos exerce atividades pastorais em Vitória da Conquista.

 


Dia 6 – ABERTURA DA NOVENA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS

Na noite desta segunda-feira, dia 6, na Igreja Catedral foi celebrada a Santa Missa marcando a abertura do Novenário em preparação à Festa de Nossa Senhora das Vitórias, Padroeira da Catedral Metropolitana, do Município de Vitória da Conquista, da Arquidiocese e da Província Eclesiástica. Neste ano, em sintonia com o Ano Nacional do Laicato e o Ano Arquidiocesano da Família, a festa traz como tema central: “Inspirados em Maria, a família assume sua missão de Sal da terra e Luz do mundo”. A abertura dos festejos contou com a presidência do Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Luís Pepeu. Concelebraram a Eucaristia, o pároco da catedral, Pe. Ariosvaldo, o vigário regional, Pe. Gerson, os reitores, Pe. Nilson e Pe. Frenilson, o diretor do Instituto de Filosofia, Pe Zenilton, além dos Pe. Robison e Pe. Técio. Participaram também da celebração, no exercício da diaconia, os Diáconos Permanentes José Dias e Luciano Santana. Nesta primeira noite, o tema foi: “Deus vocaciona as pessoas e as santifica como comunidade”. Os convidados especiais dessa primeira noite foram os Religiosos, Religiosas, Seminaristas e Vocacionados, cuja presença significativa marcou a abertura dos festejos. A Igreja Catedral estava superlotada de fiéis e devotos de Nossa Senhora das Vitórias, que participaram com muita animação, entusiasmo e devoção.

 
« InícioAnterior12345678910PróximoFim »

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL