Home » Notícias » MAIO de 2018
 
MAIO de 2018 Imprimir E-mail
Sex, 22 de Junho de 2018 20:51

 

Dia 31 – SOLENIDADE DE “CORPUS CHRISTI” EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Durante toda a manhã desta quinta-feira de Corpus Christi, as paróquias da cidade de Vitória da Conquista, que formam o Vicariato São Lucas, estiveram em adoração ao Santíssimo Sacramento. Em algumas houve a Celebração da Santa Missa, especialmente para os idosos e Primeira Comunhão de crianças. À tarde, os fiéis se dirigiram ao Ginásio de Esportes Raul Ferraz, onde foi celebrada a Solene Eucaristia, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Pepeu. A Santa Missa foi concelebrada pelos Padres do Vicariato. A celebração contou com a presença dos Diáconos permanentes, religiosos e religiosas, seminaristas, vocacionados e uma multidão de fiéis que superlotaram o Ginásio. O Metropolita acolheu a todos, recordando que “a celebração da Solenidade de Corpus Christi, fonte de unidade e de paz, é uma boa oportunidade para rezarmos por nos país. Quem participa da Eucaristia não pode deixar de ser artífice da unidade e da paz”. Na homilia, Dom Luís exortou aos presentes: “Jesus Cristo é o centro da comunidade eclesial, por isso a Eucaristia é o centro de nossa comunidade cristã. Celebrando hoje Corpus Christi, queremos renovar o nosso compromisso com Jesus Cristo na comunidade, que é sua Igreja”. Por fim, o Arcebispo recordou: “a Celebração Eucarística é muito mais do que um simples banquete: é precisamente o memorial da Páscoa de Jesus. Nunca compreenderemos todo o seu valor e toda a sua riqueza”. Logo após a Celebração, prosseguiu-se com uma linda e emocionante Procissão com Jesus Eucarístico, seguido pela multidão de fiéis que, entre orações, cantos e hinos eucarísticos louvavam a Deus pelo grande dom de sua presença no Santíssimo Sacramento. Em frente à igreja Catedral, foi preparado um altar para os Ritos Finais deste dia de piedade eucarística, encerrando Solenemente com a Bênção do Santíssimo Sacramento. Após a Bênção, Dom Luís Pepeu leu a nota oficial da CNBB sobre o atual momento do Brasil.

Celebração Eucarística

Ritos Iniciais

Liturgia da Palavra

Homilia

Liturgia Eucarística

Rito de Comunhão

Preparação para a Procissão


Procissão Eucarística

Bênção com o Santíssimo Sacramento em frente a Igreja Catedral




Dia 30 – ARCEBISPO PRESIDE ENCERRAMENTO DA NOVENA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES EM ENCRUZILHADA

Entre os dias 22 e 31, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Encruzilhada festeja sua padroeira. O encerramento do novenário contou com a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Pepeu. A Eucaristia foi concebrada pelo pároco, Pe. Vasco, em tratamento de saúde, e pelo Pe. Nilo Vicente que responde pela paróquia nesse período. Este ano a festa tem como Tema-central: “Pela intercessão de Maria e alimentados pela Eucaristia, queremos ser uma Igreja Discípula, Missionária, Profética e Acolhedora de todas as famílias”, numa referência ao Ano Nacional do Laicato e ao Ano Arquidiocesano da Família. Nesta última noite foi meditado o sub-tema: “Leigos e leigas: chamados a viver a santidade na Igreja e no mundo”. Na homilia, o Arcebispo afirmou: “Maria não tem medo da missão que Deus lhe confia, por grande que seja. Ela se lança com valentia a cumprir o plano de Deus. Mesmo sendo ainda jovem, confia profundamente na graça de Deus, que fortalece seus pequenos esforços”. Dom Luís convidou os presentes a aprenderem com Maria a confiar em Deus que pode fazer coisas grandes diante de nossa pequenez.


Dias 26 e 27 – VISITA PASTORAL NA PAROQUIA SÃO PAULO APÓSTOLO EM CAATIBA

Na manhã deste sábado (26), o Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Pepeu, acompanhado pelos candidatos às Ordens Sacras Eugênio e Fillipe, foi acolhido na igreja matriz da Paróquia São Paulo Apóstolo em Caatiba por um grupo de fiéis, juntamente com seu pastor, o Pe. Edilberto e o Diác. Luciano, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral. Após breve momento de oração diante do Santíssimo Sacramento, o arcebispo dirigiu-se ao presbitério, onde o Administrador Paroquial dirigiu uma palavra de acolhida ao Sr. Arcebispo. Dom Luís dirigiu a palavra aos presentes, acolhendo os membros e representantes dos Movimentos ali presentes e recordou a importância e o significado da Visita Pastoral. O Metropolita finalizou a Abertura oficial da Visita Pastoral, invocando as bênçãos de Deus sobre os presentes. Ainda no período da manhã o Arcebispo visitou o hospital municipal, alguns enfermos em suas casas e o cemitério local.

Na tarde deste sábado, Dom Luís visitou a Comunidade Santa Terezinha,na região do Quiabo.


Retornando à matriz se reuniu com a Juventude, Catequese, CPP e CEP.

No início da noite o Arcebispo presidiu a Santa Missa na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, área urbana.

As atividades da Visita Pastoral iniciaram cedo na manhã do domingo, dia 27. Dom Luís visitou a Delegacia


e, logo após, seguiu para as Comunidades de

São José na região da Serra Pelada I,


São Pedro na região da Serra Pelada II.


As atividades da tarde, deste domingo, iniciaram com visita à Secretaria Paroquial e encontro com alguns movimentos e pastorais.

Por volta das 19h, Dom Luís Pepeu foi acolhido novamente na igreja matriz para a Santa Missa de encerramento da Visita Pastoral. Grande número de fiéis participaram deste momento. Concelebrou a Eucaristia o Administrador Paroquial, Pe. Edilberto. A celebração contou com a presença do Diácono Permanente Luciano Santana e dos Candidatos às Ordens Sacras Eugênio e Fillipe. Em suas palavras de agradecimento, Dom Luís ressaltou que “a Visita Pastoral proporciona ao pastor, o arcebispo, estar em meio ao seu rebanho. Como possibilita conhecer melhor aqueles a quem pastoreia. A Visita Pastoral constitui-se num momento privilegiado de contato do Arcebispo com o Povo de Deus, confiado aos seus cuidados de pastor, com a preciosa colaboração do padre. Quer ser também um momento forte de evangelização e animação missionária”.



Dia 25 – CELEBRAÇÃO PENITENCIAL NO NOVENÁRIO DE NOSSA SENHORA RAINHA DA PAZ EM VITÓRIA DA CONQUISTA

A Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz e São Vicente de Paulo, em Vitória da Conquista, celebra sua padroeira de 18 a 27 de maio, com o Tema–central: “Nós cristãos leigos, servirmos o Reino de Deus”, e o Lema: “Vós sois o sal da terra e a luz do mundo”. Na manhã desta sexta-feira, dia 25, Dom Luís Pepeu presidiu a Celebração Penitencial, como oportunidade singular dessa preparação para a festa da titular paroquial. A igreja matriz estava repleta de fiéis, que acorreram com piedade e devoção para esse momento penitencial.


Dia 24 – REUNIÃO DO CONSELHO DE FORMAÇÃO

Na manhã desta quinta-feira, dia 24, Dom Luís Pepeu, Arcebispo de Vitória da Conquista, se reuniu no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora das Vitórias com os membros do Conselho de Formação: Mons. Uilton, Vigário Geral; Pe. Noel, Reitor da Teologia; Pe. Nilson, Reitor da Filosofia; Pe. Frenilson, Reitor do Propedêutico; Pe. Zenilton, Diretor do Instituto; Pe. Gerson, Diretor Espiritual da Filosofia e o Pe. Nailson, Diretor Espiritual do Propedêutico. Dentre outros assuntos, foi feita uma avaliação de cada etapa da formação nestes primeiros meses de 2018. Foi realizada uma partilha sobre os três seminaristas que concluíram o Curso de Teologia e estão em Estágio Pastoral na Arquidiocese de Vitória da Conquista.

 


Dias 22 e 23 – ATUALIZAÇÃO DO CLERO DA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA DA CONQUISTA

Entre os dias 22 e 23, no Convento dos Frades Capuchinhos, em Vitória da Conquista, aconteceu a “Atualização do Clero 2018” da Arquidiocese de Conquista. Participaram do encontro de formação permanente os presbíteros e diáconos permanentes. O encontro teve início com a Celebração Eucarística na Matriz da Paróquia de Fátima na manhã da terça-feira, dia 22, junto com os fiéis.


As atividades iniciaram com a acolhida do Arcebispo Metropolitano onde reiterou que essa oportunidade é possibilidade para renovar e aprofundar os conhecimentos, principalmente num ambiente marcado por constantes evoluções. Os ministros da Igreja também precisam se atualizar.

No primeiro dia, o tema que orientou as atividades foi: “Processo de Habilitação Matrimonial” e contou com a assessoria do Pe. José Vieira da Silva Filho, Presidente do Tribunal Eclesiástico Regional e de Apelação de São Salvador. O Pe. Vieira abordou questões práticas de como conduzir o Processo de Habilitação Matrimonial, desde a documentação, aos pedidos de dispensas e licenças, como também aspectos de orientação pastoral e espiritual dos noivos.

O Segundo dia da Atualização teve início com a Santa Missa, junto à comunidade local, na Igreja Matriz. Na manhã desse dia, a reflexão fixou no tema: “Implicações jurídicas e administrativas”. Esse momento, teve a assessoria do Dr. Ruy (assessor jurídico da arquidiocese), do Sr. Júnior (contador) e da Srta. Simara (auxiliar administrativa). Eles versaram sobre as novas aplicabilidades das leis, recordaram algumas orientações jurídicas e administrativas, das quais as Paróquias estão implicadas em realizar.


Na tarde da quarta-feira, último dia da Atualização, Dom Armando Bucciol, Bispo Diocesano de Livramento de Nossa Senhora e Presidente da Comissão Episcopal de Liturgia da CNBB, fez uma conferência sobre a “Liturgia e Evangelização”. Momento fraterno e profundo, onde o prelado recordava que a “Igreja evangeliza e se evangeliza com a beleza da Liturgia”, e ele questionava sobre que tipo de beleza é essa, ante os disparates ocorridos e divulgados nas redes sociais nos últimos meses?

Nas considerações finais no encerramento do encontro, Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano, afirmava que ao retornar às comunidades e paróquias, onde a missão continua, os participantes estariam abastecidos pela profunda reflexão e estudo desses dias, o que poderia favorecer o melhor desempenho do serviço pastoral.



Dia 20 – FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO EM POÇÕES

A Paróquia Divino Espírito Santo em Poções, depois de um novenário muito intenso de preparação, celebrou neste domingo (2o), a Festa de seu titular, contando com a presença e participação de uma multidão de fiéis. Dom Luís Pepeu presidiu a Celebração Eucarística, que aconteceu na Praça do Divino, em frente a pequenina Igrejeinha do Divino. Concelebraram a Santa Missa com o Arcebispo, o pároco, Mons. Uilton, o Pe. Valmir e o Provincial dos Capuchinhos, Frei Liomar Pereira. Participaram os Diáconos Permanentes João Cambuí e Manuel Elias, além das religiosas e diversas autoridades. Dom Luís saudou a todos os presentes falando de sua grande alegria em encontrar-se ali com a Comunidade neste dia da Festa do Divino. O tema da festa deste ano foi: “Família santificada pelo Espírito Santo para ser sal da terra e luz do mundo”, em sintonia com o Ano Nacional do Laicato e o Ano Arquidiocesano da Família.


Dia 19 – CRISMA NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE GUADALUPE EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Na noite deste sábado, dia 19, Vigília de Pentecostes, o Arcebispo de Vitória da Conquista presidiu a Eucaristia na igreja matriz de Nossa Senhora de Guadalupe, sendo concelebrada pelo Pároco, Pe. Bebeto. Na ocasião, Dom Luís conferiu o sacramento da Crisma a um grupo de jovens e adultos das diversas comunidades urbanas e rurais da Paróquia. Na homilia, refletindo sobre a Liturgia da Palavra, o metropolita recordou a leitura da carta aos Romanos que “apresenta uma Igreja humilde, que não sabe rezar como convém, mas que o Espírito Santo derramado sobre seus corações lhe ensina a interceder”. Ainda dirigindo-se aos crismandos afirmou: “O dia em que nos crismamos é sem dúvida o dia de nosso Pentecostes. Onde o Espírito Santo nos é enviado para transformar e santificar”.


Dia 19 – ENCONTRÃO ARQUIDIOCESANO DAS CEB’S

Teve início na manhã deste sábado (19), na Área de Eventos da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz e São Vicente de Paulo, em Vitória da Conquista o Encontrão Arquidiocesano das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base). As atividades iniciaram com a Celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Pepeu. Concelebraram o Pe. Bebeto, assessor eclesiástico das CEBs e o Pe. Lenito. Também participou o Diác. Genildo Prates. O encontro contou com cerca de 200 delegados, oriundos das diversas Comunidades da Arquidiocese. O Encontrão buscou ser uma continuação do 14º intereclesial das CEBs que aconteceu em janeiro na cidade de Londrina – PR, e refletiu o tema: “CEBs e os Desafios do Mundo Urbano”. Durante todo o dia palestras, mesas redondas, grupos de estudo e plenárias ajudaram os participantes a aprofundarem o tema tão desafiador.


Dia 15 – DOM LUÍS PRESIDE NOVENA DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA EM EUNÁPOLIS

Nesta terça-feira, dia 15, Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, presidiu a abertura da novena em preparação à Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira da Diocese de Eunápolis, no sul baiano. Esta é a 33ª edição dos festejos e tem como tema: “Maria, modelo de testemunho e serviço para os leigos”. Concelebraram com o Arcebispo, o Pe. Alex, pároco da catedral, Pe. Lucas, Frei Regenilson e Frei Givanildo. A Celebração contou com a presença de diáconos, religiosos, religiosas, seminaristas e inúmeros fiéis que lotaram a igreja catedral. Dom Luís foi acolhido pelo Bispo Diocesano de Eunápolis, Dom José Edson. Na homilia, o Arcebispo destacou que “a Palavra de Deus que ouvimos nos ajuda a compreender o sentido desta celebração e nos orienta a perseverarmos na vocação”. Dom Pepeu, assegurou que “como modelo de serviço para os leigos, a atitude de Maria é realmente de serviço e de amor desinteressado. Ela nos convida à entrega pronta e simples aos outros, o que só é possível se nos mantivermos unidos ao Senhor, sobretudo, pelo espírito de oração”.


Dia 12 – ESTUDO DA CARTA DO PAPA FRANCISCO PARA O DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

Na tarde deste sábado, dia 12, nas dependências da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Vitória da Conquista, estiveram reunidos alguns jornalistas e membros da Pastoral da Comunicação, para um estudo da mensagem do Papa Francisco para o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a ser celebrado amanhã, dia 13. Este ano a carta tem como tema: “‘A verdade vos tornará livres’ (Jo 8, 32): Fake news e jornalismo de paz”. O estudo foi orientado pelo Diác. Luciano Santana, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral e contou ainda com a presença do Pe. Gerson Bitencourtt, Vigário Regional do Vicariato São Lucas. A proposta do estudo foi despertar para a consciência de uma comunicação que prime pela verdade. A oportunidade também buscou favorecer o encontro dos membros das PASCOMs presentes da cidade de Vitória da Conquista, que integram o Vicariato São Lucas, em vista de uma rearticulação.


Dia 6 – CRISMA NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA EM VITÓRIA DA CONQUISTA

O Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Pepeu, visitou na tarde deste domingo a Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Antonio de Lisboa, em Vitória da Conquista, sob os cuidados pastorais dos Frades Capuchinhos. Na ocasião conferiu o Sacramento da Crisma a um grupo de mais de 110 crismandos entre jovens e adultos. A Missa foi concelebrada pelo Pároco, Frei Gilson Marinho, outros sacerdotes capuchinos e padres diocesanos. A Celebração contou ainda com assistência do Diácono Permanente Ivanderlei, além de catequistas, pais, padrinhos e parentes dos crismandos. A Celebração situa-se no novenário em preparação à Festa de Nossa Senhora de Fátima, no domingo próximo, dia 13. Servindo-se do evangelho do dia (Jo 15,9-17), o Metropolita recordou que os discípulos de Jesus: “são os amigos a quem Jesus revelou o amor do Pai, a sua missão é testemunhar o amor de Deus no meio dos homens. Através desse testemunho, concretiza-se o projeto salvador de Deus e nasce o Homem Novo”. Ainda dirigindo-se aos crismandos afirmou: “a Crisma é o sacramento do cristão adulto na fé em Cristo. Por isso, o crismado é chamado a realizar, na comunidade, os serviços em favor dos irmãos e irmãs, em vista da construção do Reino de Deus”.


Dia 6 – SANTA MISSA NA IGREJA CATEDRAL

Vivenciando o Tempo Pascal, Dom Luís Pepeu, na manhã deste domingo (6), celebrou a Santa Missa na Igreja Catedral Nossa Senhora das Vitórias. Na homilia, o Arcebispo convidou os presentes “a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa, nos gestos e nas palavras de Jesus”, e enfatizou: “hoje somos nós chamados a testemunhar Jesus, levando as pessoas a contemplarem o amor de Deus em suas vidas”.


Dia 5 – POSSE DO PE. GENEILDO NA PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA EM ANAGÉ

A comunidade católica anageense se reuniu na tarde deste sábado, dia 5, para acolher seu novo Pároco, o Pe. Geneildo Almeida Lima. Fiéis das mais de 75 Comunidades Rurais da paróquia, juntamente com os fiéis da sede do município, numerosos paroquianos de Nova Canaã, donde o Pe. Geneildo veio e diversos amigos, acolheram calorosamente o novo pastor da Paróquia São João Batista pelas ruas da cidade. O CEASA da cidade tornou-se o Espaço Celebrativo para acolher a todos que acorreram para este momento singular. A Santa Missa com o Rito de Posse foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Pepeu e concelebrada por vários padres diocesanos. Contou ainda com a presença do Diácono Permanente Genildo, diversas autoridades e familiares do reverendo pároco. Na homilia, o Metropolita exortou sobre o ministério do Pároco, que é “entrega e doação da própria vida por Cristo, pela Igreja e pela comunidade para a qual foi constituído pastor”. Após a homilia, o Pe. Geneildo renovou as Promessas Sacerdotais e recebeu do Arcebispo os instrumentos para sua missão de ensinar, santificar e pastorear.


Dia 3 – POSSE DO NOVO ADMINISTRADOR PAROQUIAL DE NOVA CANAÃ

Pe. Edmilson José dos Santos é o novo Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição em Nova Canaã. A cerimônia de posse teve início às 19h desta quinta-feira, dia 3, na igreja matriz e foi presidida pelo Vigário Geral da Arquidiocese, Mons. Uilton Pereira. Na oportunidade foi apresentado o Pe. Nailson Santos Gonçalves, que auxiliará o Pe. Edmilson no pastoreio das Paróquias de Nova Canaã e Ibicuí. Concelebraram a Eucaristia outros padres. Estiveram também presentes fiéis das diversas comunidades da Paróquia e fiéis da Paróquia São Pedro em Ibicuí, bem como os familiares dos padres que assumem a nova missão nas terras canaenses.


DIA 1º - ABERTURA DA FESTA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Teve início hoje na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Antonio de Lisboa, sob o pastoreio dos frades menores capuchinhos, o Trezenário em preparação à festa de Nossa Senhora de Fátima. A celebração de abertura, presidida pelo arcebispo Dom Luís Pepeu contou com a participação dos frades capuchinhos, padres diocesanos, diáconos permanentes, religiosas e uma multidão de fiéis que superlotou a igreja matriz. Neste a ano, a festa tem como tema central: “Com Maria, somos leigos e leigas por vocação e família em missão”, envolvendo a temática do Ano Nacional do Laicato e o Ano Arquidiocesano da Família.


DIA 1º - VOTOS PERPÉTUOS DE IRMÃ VILMA EM MAIQUINIQUE

O primeiro dia do mês de maio deste ano de 2018 entrará para a memória viva dos fiéis maiquinenses. Pois nesta singular data a Ir. Vilma Lima Santos, emitiu seus Votos Perpétuos na Família das Irmãs do Santíssimo Sacramento (Sacramentinas). A Solenidade foi precedida por dias de missão, com a presença de inúmeras Irmãs Sacramentinas, de diversas regiões. A Santa Missa com o Rito da Profissão foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Pepeu, na manhã dessa terça-feira, dia 1º, e foi concelebrada pelo Pe. Reinaldo Tarso, pároco, Pe. Gerson Bittencourt e o Pe. Ednilton Oliveira, que acompanhou a jovem Vilma no início do discernimento vocacional. Em sua saudação, o Arcebispo, se dirigiu a Superiora Regional das Sacramentinas, Ir. Cislene e, em sua pessoa às diversas religiosas presentes, bem como os visitantes de diversas cidades e familiares da Ir. Vilma. Na homilia, o Metropolita afirmou que “a religiosa é chamada a ser promotora do amor de Deus no mundo. Isso se dá através de sua entrega sem reservas a uma vida no Espírito Santo em profunda comunhão com Deus e suas coirmãs”. Antes da bênção final, o Pe. Ednilton fez um relato do acompanhamento vocacional da Ir. Vilma. A Professa, emocionada, externou suas congratulações aos presentes pela alegria vivenciada neste dia de júbilo e ação de graças.