Home » Notícias » ABRIL de 2018
 
ABRIL de 2018 Imprimir E-mail
Seg, 09 de Abril de 2018 01:28

Dia 29 – DOM LUÍS PEPEU PRESIDE EUCARISTIA NA IGREJA CATEDRAL EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Na noite deste domingo, dia 29, Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano, presidiu a Eucaristia na igreja catedral Nossa Senhora das Vitórias. Em suas palavras iniciais convidou a todos a celebrar com alegria Cristo ressuscitado. Na homilia, o metropolita perpassou os diversos Textos Bíblicos proclamados neste 5º Domingo da Páscoa, que apontam para a comunhão com Jesus por meio da imagem da videira. Dom Luís recordou as palavras do Papa Francisco, que convida a “Permanecer com o Senhor para encontrar a coragem de sair de nós mesmos, de nossas comodidades, de nossos espaços restritos e protegidos, para entramos no mar aberto das necessidades dos outros e dar amplo respiro ao nosso testemunho cristão no mundo”.


Dia 29 – CRISMA NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA EM VITÓRIA DA CONQUISTA

O Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Pepeu, visitou na manhã deste domingo (29) a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Vitória da Conquista, confiada aos cuidados pastorais dos Padres Vocacionistas. Na ocasião conferiu o Sacramento da Crisma a um grupo de crismandos jovens e adultos. A Missa foi concelebrada pelo Pároco, Pe. Wilson Lima de Oliveira, SDV e pelo Pe. Técio Andrade Lima, recém ordenado, além da significativa participação dos catequistas, pais, padrinhos e parentes dos crismandos. A Celebração situa-se no Tempo Pascal. O Metropolita na oportunidade recordou a vivência cristã e a união a Jesus, servindo-se da imagem da videira, evocada no evangelho deste domingo. Dirigindo-se aos crismandos afirmou: “quando recebemos o Espírito Santo e nos deixamos guiar por Ele, nos abrimos inteiramente à graça sacramental, não agimos por nós mesmos, mas sim o próprio Deus nos usa como instrumento e age em nós. Por isso podemos considerar o crismado uma pessoa com grandes responsabilidades”. Entre as responsabilidades, Dom Luís recordou os vários ministérios que cada um poderá assumir, além do discernimento vocacional.


Dia 22– POSSE DO PE. LUIZ CLÁUDIO NA PARÓQUIA DE IGUAÍ

No fim da tarde deste domingo, dia 22, aconteceu a Posse Canônica de Pe. Luiz Cláudio Pereira Vieira como Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Iguaí. O Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Luís Pepeu, presidiu a Eucaristia que contou com os concelebrantes Pe. Geneildo, Pe. Edmilson e Pe. Nilo. Após uma calorosa acolhida pelas ruas da cidade, os fiéis se dirigiram à igreja matriz que estava repleta de fiéis, oriundos das diversas comunidade urbanas e rurais, bem como, a grande participação de fiéis da Paróquia São João Batista em Anagé. O metropolita recordou a feliz coincidência da Paróquia de Iguaí acolher o novo pastor, o novo Pároco, neste dia em que a Igreja celebra o Domingo do Bom Pastor, e afirmou: “o Pároco é chamado a realizar sua missão como servo e pastor, isto é, com humildade e simplicidade”. Ao término da Celebração a multidão dos fiéis acolheu o Pe. Luiz Cláudio, fazendo-lhe votos de um profícuo ministério.


Dia 22 – SANTA MISSA NA IGREJA CATEDRAL

Às 8 horas da manhã deste domingo (22), Dom Luís Pepeu, presidiu a Santa Missa na Igreja Catedral Nossa Senhora das Vitórias, Igreja-Mãe da Arquidiocese. Refletindo sobre a Liturgia deste IV Domingo da Páscoa, conhecido como Domingo do “Bom Pastor”, o metropolita recordou que Jesus é “o Pastor modelo, que ama de forma gratuita e desinteressada as suas ovelhas, até ser capaz de dar a vida por elas. As ovelhas sabem que podem confiar em Jesus seu Pastor de forma incondicional, pois Ele não busca o próprio bem, mas o bem do seu rebanho”. Hoje também se celebra o 55º Dia Mundial de Orações pelas Vocações. Na mensagem que o Papa envia a cada ano para essa oportunidade, ele convida a Igreja a meditar o tema: “Escutar, discernir, viver o chamado do Senhor”. Dom Luís concluiu a celebração pedindo a todos que intensifiquem as orações pelo crescimento das vocações na Arquidiocese e em toda Igreja.


Dia 21 – ORDENAÇÃO DOS PADRES NAILSON GONÇALVES E TÉCIO ANDRADE EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Júbilo e alegria! São as palavras que manifestam este singular momento na vida da Arquidiocese de Vitória da Conquista, quando acolhe dois de seus filhos no ministério presbiteral. Dom Luís Pepeu ordenou presbíteros o Diác. Nailson Gonçalves dos Santos e o Diác. Técio Andrade Lima. A Solene Liturgia teve lugar às 16h, deste sábado, dia 21 de abril, no Ginásio de Esportes Raul Ferraz na cidade de Vitória da Conquista – BA.

A Concelebração Eucarística contou com a presença de numerosos padres do clero arquidiocesano e religioso, além de sacerdotes de outras Igrejas Particulares, como Livramento de Nossa Senhora, Caetité, Jequié, Irecê, Eunápolis, Camaçari, Salvador, Patos, Almenara e Belo Horizonte. Participaram também do Ato Litúrgico, diáconos, religiosas, seminaristas, vocacionados e abundantes caravanas de várias regiões da Arquidiocese e de outros estados, que se uniram em oração agradecendo ao Senhor da Messe, por ter enviado mais dois servidores para o Reino.

O metropolita em sua acolhida destacou: “nossa Arquidiocese de Vitória da Conquista está em festa. As famílias e as Paróquias de origem dos Diáconos Nailson e Técio estão em festa. Estamos todos felizes pelo “sim” definitivo que os dois ordenandos dão ao chamado de Jesus, como colaboradores na construção do Reino de Deus”. O clima de silêncio e oração permeou toda a celebração onde, atentos, os inúmeros fiéis participaram da Celebração dos Sagrados Mistérios.

Na homilia, o Arcebispo recordou que “na Igreja somos consagrados para um ministério específico. Somos chamados, de vários modos, a contribuir, lá onde a Providência nos coloca para a missão no meio do Povo de Deus. A nossa missão é apascentar o rebanho de Deus a nós confiado. Como vimos, não pela força mas de bom ânimo, não com a atitude de dominadores, mas como quem serve, oferecendo um testemunho exemplar”.  Dom Luís ainda rememorou os lemas adotados pelos novos padres: “meus caros filhos, Técio e Nailson, inspirados nesse Evangelho e no Evangelho de Lucas, vocês adotaram como lema de sua ordenação presbiteral e motivação de sua missão sacerdotal: “Pasce oves meas”, ou seja, “apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21,17). Aqui está claro que o rebanho não é de Pedro, nem dos ministros da Igreja. O rebanho é do Senhor, o Bom Pastor. “Nuntiare misit me”, “Enviou-me para anunciar”. Expressa o início da missão de Jesus, o bom Pastor, consagrado pelo Espírito Santo para anunciar a Boa Nova do Reino”.

Alegria e oração, são palavras que resumem este dia de graça na vida desses jovens e da Arquidiocese de Vitória da Conquista. Em seguida, as paróquias de origem dos neossacerdotes ofereceram um momento fraterno, onde eles receberam os cumprimentos.


Dias 10 a 20 – DOM LUÍS PEPEU PARTICIPA DA 56ª ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB, EM APARECIDA

O Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Luís Pepeu, participou juntamente aos demais bispos do Brasil, da Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que tem como tema central: “Diretrizes para a Formação de Presbíteros”. A cerimônia de abertura da 56ª Assembleia Geral da CNBB aconteceu na manhã da terça-feira, dia 10, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida em Aparecida (SP), onde aconteceu a maior parte dos trabalhos dos bispos durante esses dias. Sua conclusão ocorreu neste dia 20, sexta-feira.


Dia 8 – POSSE DO NOVO PÁROCO DA PARÓQUIA DIVINO ESPÍRITO SANTO EM POÇÕES

Na manhã deste domingo, dia 8, o Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, exercendo o múnus de pastorear e zelar pelo rebanho a ele confiado, conferiu Posse Canônica ao novo Pároco da Paróquia Divino Espírito Santo, em Poções, o Revmo. Mons. Uilton Pereira da Silva, Vigário Geral da Arquidiocese.

A Posse contou com a presença de Padres, Diáconos, Religiosas e Seminaristas. Uma grande representação da Catedral, até então paróquia do Mons. Uilton, o acompanhou neste momento de transição, bem como fiéis da Paróquia Rainha da Paz, familiares e o povo da “Terra do Divino”. Celebrando o II Domingo da Páscoa, o Metropolita recordou que “a liturgia de hoje, nos ajuda a compreender e vivenciar os grandes frutos da Páscoa: o perdão dos pecados, a reconciliação com Deus, a adoção como filhos e filhas de Deus, o dom do Espírito Santo”. Dom Luís dirigiu algumas palavras ao novo pároco, exortando-o sobre sua missão de ensinar, santificar e reger.


Dia 7 – POSSE DO PE. ARIOSVALDO NA PARÓQUIA DA CATEDRAL EM VITÓRIA DA CONQUISTA

No início da noite deste sábado (7), Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano, conferiu Posse Canônica ao Revdo. Pe. Ariosvaldo de Jesus Aragão como novo Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias – Catedral, em Vitória da Conquista. A celebração contou com a presença de vários Padres, do Clero Diocesano e Religioso, Diáconos, Religiosas e Seminaristas, além de numerosos fiéis vindos de Poções e Ibicuí, onde anteriormente o Pe. Valdo havia exercido o ministério. Na homilia, Dom Luís recordando a Liturgia da Palavra do II Domingo da Páscoa, enfatizou que “a missão da Igreja consiste em revelar à humanidade a vida nova que brota da ressurreição”. Por fim, dirigiu algumas palavras ao Pe. Valdo, novo pastor dessa comunidade paroquial, recordando sua missão de cooperar com o Reino de Deus, especialmente no ministério que lhe é próprio, por meio dos múnus de ensinar, santificar e reger. Em seu pronunciamento, o novo Pároco, manifestou a confiança em Deus para conduzir a paróquia.


Dia 1º – ARCEBISPO PRESIDE SOLENIDADE DE PÁSCOA NA IGREJA CATEDRAL

No gaudioso dia da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Pepeu, presidiu a Solenidade Pascal na igreja-mãe da arquidiocese, a Catedral Metropolitana. Num clima de imensa alegria e júbilo, os fiéis que ali acorreram, louvavam e agradeciam a Deus por tão grande mistério, o centro da fé cristã: a Ressurreição. O Metropolita enfatizou que “a ressurreição de Jesus é consequência de uma vida empenhada em fazer o bem e em libertar os oprimidos. Isso significa que, sempre que alguém, na lógica de Jesus, se esforça para vencer o egoísmo, a mentira, a injustiça e para fazer triunfar o amor, está ressuscitando; sempre que alguém se doa aos outros e manifesta, em gestos concretos, a sua entrega aos irmãos, está construindo vida nova e plena”. A Missa foi concelebrada pelo Pe. Tobias. Além dos numerosos fiéis, a Celebração contou com a assistência do Diác. Técio, que se prepara para a Ordenação Presbiteral, e das Religiosas da Ordem da Anunciação.