Home
 
FEVEREIRO de 2018 Imprimir E-mail

Dia 26 – INÍCIO DO ANO PROPEDÊUTICO

Na noite desta segunda-feira (26), na Capela do Seminário Propedêutico em Itapetinga, foi inaugurado solenemente o início das atividades formativas do ano de 2018. Presidiu a Santa Missa o Mons. Uilton, Vigário Geral da Arquidiocese, que não ocasião representava o Arcebispo. Concelebraram os reitores: Pe. Frenilson e o Pe. Nilson, além de numerosos padres. A Celebração contou com a presença dos membros da OVS e amigos do Seminário. Neste ano a Casa acolhe oito jovens, três desta Arquidiocese e cinco da Diocese de Bom Jesus da Lapa.

 

Dia 22 – COMUNICAÇÃO

.
Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, OFMCap.
Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica
Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista

Fazemos saber que, em virtude das necessidades espirituais dos fiéis de nossa Arquidiocese, é de nosso interesse de Pastor desta parcela do Povo de Deus, confiada à nossa solicitude, não deixar comunidade alguma sem apoio espiritual e sem pastor; havemos por bem nomear, como de fato nomeamos para as seguintes Paróquias os respectivos presbíteros:


Paróquia Divino Espírito Santo (Poções) – Mons. Uilton Pereira da Silva;

Paróquia Nossa Senhora das Vitórias – Catedral (Vitória da Conquista) – Pe. Ariosvaldo de Jesus Aragão;

Paróquia São Pedro (Macarani) – Pe. Irineu Moreira Meira;

Paróquia Santo Antônio de Pádua (Caetanos) – Pe. Antonio Gonçalves Dias;

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Iguaí) – Pe. Luiz Cláudio Pereira Vieira;

Paróquia São João Batista (Anagé) – Pe. Geneildo Almeida Lima;

Paróquia São Pedro (Ibicuí) e Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição (Nova Canaã) – Pe. Edmilson José dos Santos e o Diác. Nailson Gonçalves dos Santos;

Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus (Vitória da Conquista) – Frei Orlando Santos Oliveira, OFMCap;

Paróquia São João Batista (Ribeirão do Largo) – Pe. Joselito Oliveira Cruz.

 

. As datas das Posses serão posteriormente divulgadas.


Dias 19 a 22 – CLERO DA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA DA CONQUISTA REALIZA RETIRO ESPIRITUAL

Nesta primeira semana da Quaresma, entre os dias 19 a 22, o Clero da Arquidiocese de Vitória da Conquista fez seu Retiro Espiritual, que aconteceu no Centro de Treinamento para Líderes (CTL), em Salvador. Conduziu o Retiro, o Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo Emérito de Aparecida. A temática desenvolvida no Retiro pelo pregador, aprofundou elementos do Documento de Aparecida, no itinerário discipular, bem como, contou com momentos de Adoração ao Santíssimo Sacramento e Devoção Mariana.


Dia 18 – DOM LUÍS PRESIDE NA CATEDRAL E CELEBRA NATALÍCIO


Neste domingo, dia 18, às 19h, Dom Luís Pepeu presidiu a Santa Missa na Igreja Catedral Nossa Senhora das Vitórias. Na oportunidade o Metropolita elevou a Deus a ação de graças pelo 61º aniversário natalício. A Santa Missa foi concelebrada pelo Mons. Uilton, Pároco e Vigário Geral, e pelo Pe. Antonio. A Celebração contou ainda com a presença dos Diáconos Nailson e Técio, Religiosas, Estagiários e Seminaristas e númerosos fiéis. Tomando os textos bíblicos, para este I Domingo da Quaresma, Dom Luís alertou: “para que o ‘Reino de Deus’ se torne uma realidade, o que é necessário fazer então? Na perspectiva de Jesus, o ‘Reino de Deus’ exige, antes de tudo, a ‘conversão’. Exige que sejamos capazes de renunciar ao egoísmo, ao orgulho, à auto suficiência, ao comodismo e que voltemos a escutar Deus e as suas propostas”. Antes da bênção final, foi feita uma singela homenagem ao Sr. Arcebispo. Dom Luís concluiu, pedindo que rezassem por ele, e por todo o presbitério, que a partir de amanhã, dia 19, até a próxima quinta, dia 22, estarão em Retiro Espiritual em Salvador.

 

Dia 18 – POSSE DO NOVO PÁROCO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Na manhã deste domingo, dia 18, o Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, exercendo o múnus de pastorear e zelar pelo rebanho a ele confiado, conferiu Posse Canônica ao novo Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Vitória da Conquista, o Revdo. Pe. Wilson Lima de Oliveira, SDV, Religioso Vocacionista. Na homilia Dom Luís recordou que ao celebrar o 1º Domingo do Quaresma, “Jesus continua nos convidando a fazer parte do seu Reino. O “Reino de Deus” exige a “conversão”. O tempo quaresmal nos favorece a conversão. “Converter-se” é, antes de tudo, renunciar o caminho de egoísmo e de autossuficiência. Deus deve ser sempre a nossa prioridade máxima”. O metropolita ainda dirigiu algumas palavras ao novo pároco sobre sua missão de cooperador da Ordem Episcopal, no múnus de ensinar, santificar e reger. Dom Luís, ainda fez, um agradecimento ao Pe. José Carlos Lima, SDV. Superior Provincial da Sociedade das Divinas Vocações (Vocacionistas) no Brasil, e ao Pe. Danilo Pacheco, SDV, até então pároco, que agora assume a missão de formador e continuará na Paróquia exercendo o ofício de Vigário Paroquial.

Dia 17 – PROFISSÃO DE FÉ E JURAMENTO DE FIDELIDADE DO NOVO PÁROCO DA PARÓQUIA DE APARECIDA

Na tarde deste sábado Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano, acolheu a Profissão de Fé e Juramento de Fidelidade do Revdo.  Pe. Wilson Lima de Oliveira, SDV, novo Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Vitória da Conquista. O mesmo foi apresentado pelo Superior Provincial dos Vocacionistas no Brasil, Pe. José Carlos Lima, SDV, para assumir a missão pastoral dessa Paróquia, confiada aos cuidados dos Religiosos Vocacionistas. Conforme determina a disciplina da Igreja, aquele que é chamado a exercer um cargo em nome da Igreja deve emitir a Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade, segundo a fórmula aprovada pela Sé Apostólica.

 

Dia 16 – NOVO REITOR DO SEMINÁRIO DE FILOSOFIA EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Neste dia 16 do mês de fevereiro, na Capela do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora das Vitórias, em Vitória da Conquista, Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano, deu posse ao Reverendo Pe. Nilson Laurêncio dos Santos, nomeado Reitor desse Seminário, composto por 23 seminaristas maiores da Arquidiocese de Vitória da Conquista e das Dioceses de Jequié, Livramento de Nossa Senhora e Bom Jesus da Lapa. A Santa Missa foi concelebrada por diversos padres. A Celebração contou com a presença dos Diáconos Transitórios, Estagiários, Religiosas, membros da OVS, amigos e familiares do Reverendo Reitor.


Dia 14 – SEMINARISTAS INICIAM TEOLOGIA EM SALVADOR

A partir deste ano de 2018 os seminaristas maiores da Arquidiocese de Vitória da Conquista passam a cursar a Teologia na Universidade Católica de Salvador – UCSal, na capital baiana. Neste dia 14, começaram as atividades do Seminário Central São João Maria Vianey, da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. No próximo dia 16 inicia-se o Retiro Espiritual, e a partir do dia 19/02 será a abertura do Ano Letivo. De Vitória da Conquista foram enviados dois jovens, os Seminaristas Lucas Conceição e Samuel Farias que cursarão o 1º ano de Teologia.

 

Dia 14 – DOM LUÍS PRESIDE MISSA DE CINZAS NA PARÓQUIA RAINHA DA PAZ

Na noite desta Quarta-feira Cinzas, Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano, presidiu a Santa Missa com o rito da bênção e imposição das Cinzas, na igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz e São Vicente de Paulo, no bairro Patagônia em Vitória da Conquista. A Celebração contou com a presença dos Diáconos Genildo Prates e Nailson Gonçalves, Religiosas e uma multidão de fiéis que superlotaram o templo. Na homilia, o Metropolita, comentando sobre o evangelho do dia (Mt 6,1-6.16-18), afirmou que “Jesus insiste na retidão interior, garantida pela intimidade com o Pai. Era essa a sua atitude e orientação em suas palavras e obras. Jesus nada fazia para ser visto ou admirado pelos homens.  Nós, muitas vezes, corremos o risco de fazer o bem para sermos vistos ou admirados pelos outros. A atitude do cristão, portanto, deve ser a de fazer o bem por amor a Deus, e não para ser aplaudido pelo mundo”. Dom Luís ainda falou sobre a Campanha da Fraternidade, que concomitante com a Quaresma é celebrada pela Igreja no Brasil.

 

Dia 14 – ARCEBISPO FAZ LANÇAMENTO OFICIAL DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018

No final da Celebração de Cinzas, na Igreja Catedral, na manhã desta quarta-feira (14), o Arcebispo Metropolitano fez o lançamento da Campanha da Fraternidade 2018, que traz como tema: “Fraternidade e superação da violência” e como lema: “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8). Dom Luís dirigiu algumas palavras sobre a importância da Campanha da Fraternidade dentro do Tempo da Quaresma, um organismo criado pela CNBB e que vem acontecendo no Brasil todos os anos desde 1964. Destacou que a CF é uma oportunidade para realizar ações concretas para melhorar a vida na comunidade. Em seguida, o Arcebispo convidou toda a assembleia a rezar a Oração da CF e, por fim, foi entoado o Hino Oficial pelos Seminaristas.

 

Dia 14 – ARCEBISPO CELEBRA A MISSA DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS NA CATEDRAL

Nesta quarta-feira, dia 14, às 7:30 da manhã, abrindo solenemente o Tempo da Quaresma com o tradicional rito da bênção e imposição das Cinzas, Dom Luís Pepeu presidiu a Santa Missa na Igreja Catedral Nossa Senhora das Vitórias. A Celebração foi concelebrada pelo Pe. Nilson, reitor do Seminário. A Missa contou ainda com a presença dos Diáconos Luciano e Técio, Religiosas, Estagiários e Seminaristas. A liturgia de abertura da caminhada quaresmal neste dia das Cinzas, símbolo de penitência e conversão, sugere a todos a prática do jejum, da oração e da esmola. Muitos fiéis foram participar da Celebração da Eucaristia e receber as cinzas como sinal de penitência diante do apelo de conversão e de mudança de vida, recordando a passageira fragilidade humana, sujeita à morte. Na homilia, o Metropolita, lembrou que “a penitência e o arrependimento não são caminhos de tristeza, de depressão, mas caminhos de luz e de alegria, porque nos levam a reconhecer que somos pecadores e, ao mesmo tempo, nos abrem ao amor e à misericórdia de Deus”.

 

Dia 13 – DOM LUÍS PRESIDE MISSA DE ENCERRAMENTO DO RETIRO DA SHALON

Aconteceu entre os dias 11 a 13, o Renascer, Retiro de Carnaval promovido pela Obra Shalom em Vitória da Conquista, no Centro de Eventos da Paróquia Rainha da Paz. Este ano teve por tema: “Para Deus nada é impossível”. O evento acolheu mais de 300 participantes, e contou com momentos de Oração, Louvor, Adoração, Pregação e Shows. A Santa Missa de encerramento foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Luís Pepeu. A celebração contou também com a presença do Diác. Técio, do Frei Ícaro, OFMCap. e das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena, além de diversos fiéis que ali acorreram para participarem da Eucaristia.

 

Dia 13 – RETIRO DOS SEMINARISTAS


Os 23 Seminaristas do Curso de Filosofia da Arquidiocese de Vitória da Conquista e das Dioceses de Bom Jesus da Lapa, Jequié e Livramento de Nossa Senhora, estiveram reunidos em Retiro Espiritual, desde sábado até hoje, terça-feira (13), no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora das Vitórias em Vitória da Conquista. O Retiro foi assessorado pelo novo Reitor, Pe. Nilson Laurêncio. A celebração de hoje contou com as presenças de Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom João Cardoso, Bispo Diocesano de Bom Jesus da Lapa, e do Pe. Gerson Bittencourt, Diretor Espiritual do Seminário. Estiveram também presentes o Diác. Técio e os Estagiários Adson, Fillipe e Eugênio.


Dia 12 – REUNIÃO DOS BISPOS DA PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA DE VITÓRIA DA CONQUISTA, EM JEQUIÉ


Estiveram reunidos hoje, dia 12, em Jequié os bispos que integram a Província Eclesiástica de Vitória da Conquista: Dom Luís Pepeu – Arcebispo Metropolitano, Dom José Ruy – Bispo Diocesano de Jequié, Dom Armando Bucciol – Bispo Diocesano de Livramento de Nossa Senhora, Dom Carvalho – Bispo Diocesano de Caetité e Dom João Cardoso – Bispo Diocesano de Bom Jesus da Lapa. Entre os diversos assuntos da pauta, constaram: momento de oração, partilha e avaliação da caminhada formativa dos seminaristas.


Dia 11 – ARCEBISPO CELEBRA NA IGREJA CATEDRAL


Neste domingo de carnaval (11), Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano presidiu a Santa Missa, pela manhã e à noite, do VI Domingo do Tempo Comum, na Igreja Catedral Nossa Senhora das Vitórias. Em sua homilia, o metropolita recordou que “Deus é um Pai cheio de amor, de bondade e de ternura. Ele nos convida a todos, homens e mulheres, a integrar a comunidade de seus filhos e filhas muito amados. Deus não excluí ninguém e não aceita discriminação ou marginalização a quem quer que seja de seus filhos e filhas”.

 

Dia 6 – SEMINARISTAS DO 2º ANO DE TEOLOGIA SÃO ADMITIDOS ÀS ORDENS SACRAS

Na oração matutina da Comunidade de Teologia Nossa Senhora das Vitórias, em Belo Horizonte, os Seminaristas que concluíram o primeiro ano de Teologia, Danilo Rosa, Luan Santos e Rafael Alves, foram admitidos por Dom Luís Pepeu, Arcebispo de Vitória da Conquista, entre os candidatos às Ordens Sacras, conforme as prescrições das diretrizes de formação dos futuros Presbíteros.


DOM LUÍS PARTICIPA DA ABERTURA DO ANO LETIVO NA PUC MINAS

Na manhã desta terça-feira, dia 6, Dom Luís Pepeu, Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, e Pe. Noel Soares, participaram da Celebração Eucarística que marca o início das atividades acadêmicas na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas. A Santa Missa, presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte e Grão Chanceler da PUC Minas. Concelebraram vários padres professores e reitores dos seminários e casas de formação que aí estudam. A Celebração contou também com a participação de Diáconos Permanentes, professores, funcionários e outros leigos, além do corpo discente do próprio Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa.


INSTITUIÇÃO NO MINISTÉRIO DE ACÓLITO

No final deste dia 6, concluindo a visita à Casa de Formação da Teologia, em Belo Horizonte, o Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Pepeu, presidiu a Santa Missa e instituiu no Ministério de Acólito, três seminaristas que estão iniciando o último ano de Teologia: Uatos Pires, Wagner Chaves e Wanderson Aminadab. Esse ministério, também conhecido como Ordem Menor, é pré-requisito para os seminaristas serem ordenados, Diáconos e Presbíteros.


Dia 5 – POSSE DO NOVO REITOR DA TEOLOGIA EM BH

Às 18h, deste dia 5, na Capela da Comunidade de Teologia Nossa Senhora das Vitórias, em território da Arquidiocese de Belo Horizonte, o Arcebispo de Vitória da Conquista, Dom Luís Pepeu, deu posse ao Reverendo Pe. Noel Soares, nomeado Reitor dessa comunidade de formação, composta por oito seminaristas maiores da Arquidiocese de Vitória da Conquista. Todos eles cursam a teologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas. Na mesma celebração os seminaristas Dhonis Santana e Lucas Pereira foram investidos no Ministério de Leitor.