Home
 
JANEIRO de 2018 Imprimir E-mail

Dia 28 – DOM LUÍS PEPEU PARTICIPA DA INSTALAÇÃO DA DIOCESE DE CRUZ DAS ALMAS E POSSE DE SEU 1º BISPO

Na manhã deste domingo, dia 28, às 10h, iniciou a Solene Celebração Eucarística com o Rito de Ereção Canônica da Diocese de Cruz das Almas, desmembrada da Arquidiocese de Salvador, e a posse de seu primeiro bispo diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto. O Ato Litúrgico aconteceu em frente à Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso, que, a partir de hoje, torna-se a Catedral da nova Diocese. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello e concelebrada por diversos Arcebispos, Bispos e Padres. A Diocese de Cruz das Almas é composta pelos municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Santo Amaro, São Félix, Sapeaçu e Saubara, todos no Recôncavo Baiano.

 

Dia 22 – ARCEBISPO VISITA COMUNIDADE SÃO PAULO APÓSTOLO EM VITÓRIA DA CONQUISTA

A Comunidade São Paulo Apóstolo, que faz parte da Paróquia Catedral Nossa Senhora das Vitórias, celebra seu padroeiro de 21 a 25 de janeiro, refletindo o tema: “Com São Paulo Apóstolo ‘ser sal da terra e luz do mundo’”, uma referência ao Ano do Laicato. Neste ano a Comunidade comemora 40 anos de evangelização. Esta noite, dos festejos, contou com a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Pepeu, que refletiu o subtema: “Leigos, testemunhas de fé, santidade e ação transformadora”. A celebração contou com a presença dos Diáconos Nailson e Técio, Ir. Cândida, da Ordem da Anunciação, além de numerosos fiéis que lotaram a capela. Na homilia o Arcebispo enfatizou que “os cristãos leigos devem ter uma consciência clara, não somente de pertencerem à Igreja, mas de serem e sentirem-se com a Igreja”. Concluiu “que o exemplo de São Paulo Apóstolo inspire a nossa caminhada e nos leve a uma verdadeira vida, proporcionando-nos uma nova conversão, assumindo o Evangelho como regra de vida”.

 

Dia 21 - NOVENA E CRISMA NA PARÓQUIA SÃO PAULO APÓSTOLO EM CAATIBA

Na noite deste domingo, dia 21, Dom Luís Pepeu, presidiu a 6ª noite da novena em preparação à festa do padroeiro da Paróquia São Paulo Apóstolo em Caatiba. Na ocasião o Arcebispo conferiu o Sacramento da Crisma a um grupo de 24 crismandos entre jovens e adultos. Concelebrou a Eucaristia o Administrador Paroquial, Pe. Edilberto. A Celebração contou com a presença dos Diáconos Luciano, Nailson e Técio, das Irmãs Maria de Lourdes e Fátima, neo professas na Congregação das Sacramentinas, além de catequistas, pais, padrinhos e parentes dos crismandos. O Metropolita assegurou que “o cristão discípulo missionário enfrentará como profeta, as realidade que contradizem o Reino de Deus”, e dirigindo-se aos crismandos afirmou: “sejam membros vivos desta Igreja e, guiados pelo Espírito Santo, procurem dedicar-se aos serviço das pessoas, especialmente dos mais pobres como Cristo, que veio não para ser servido, mas para servir”. Ao término da Missa, o Metropolita parabenizou os presentes pela Novena e Festa do Padroeiro. Também saudou aos novos crismados, como novos discípulos missionários de Jesus Cristo.

 

Dia 21 – SANTA MISSA NA IGREJA CATEDRAL EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Às 8h da manhã deste domingo (21), o Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Pepeu, presidiu a Eucaristia do 3º Domingo do Tempo Comum, na Igreja Catedral Nossa Senhora das Vitórias. A Missa foi concelebrada pelo Mons. Uilton, Pároco e Vigário Geral da Arquidiocese. A Celebração contou com a presença dos Diáconos Nailson e Técio, das Monjas da Ordem da Anunciação e numerosos fiéis. Em sua homilia, refletindo sobre as leituras do dia, o Metropolita recordou que “a nossa resposta ao chamado de Deus passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus. O momento presente é o nosso hoje, o momento da graça e da busca dos caminhos do Senhor”. Dom Luís renovou o pedido, a toda comunidade, para rezar pelo Ano Nacional do Laicato e pelo 14º Interclesial das CEB’s, que se realiza nesta semana em Londrina, no Paraná.

 

Dia 20 – ARCEBISPO METROPOLITANO PRESIDE FESTA DE SÃO SEBASTIÃO EM ITAMBÉ

Na manhã deste dia 20 de janeiro, a comunidade paroquial de Itambé se reuniu para a Solene Liturgia em louvor a São Sebastião, padroeiro da cidade. A Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, foi concelebrada por vários Religiosos: Pe. Alessandro, SDV, Pároco, Pe. José Carlos, SDV, Ministro Provincial dos Vocacionistas, Pe. Eudete, SDV, Pe. Juracy, SDV, Pe. Danilo, SDV, Pe. Mathew, SDV, e o Frei Roberto, OFMCap. A Celebração contou ainda com a presença do Diác. Nailson, de Religiosos e Religiosas e grande número de fiéis que lotaram a igreja matriz, para agradecer a Deus o testemunho de fé do glorioso mártir, São Sebastião. A Festa teve como tema central: “São Sebastião, exemplo de cristão leigo, sujeito na Igreja em saída a serviço do Reino”, uma referência ao Ano do Laicato. O Metropolita afirmou: “a Igreja é comunhão no amor, seguidora de Cristo e servidora da humanidade. Por isso a essência da Igreja é a missão, a nossa Igreja é uma Igreja missionária, já na sua essência. Igreja é a comunidade dos missionários que age na terra segundo o modelo das três pessoas divinas, que tudo fazem em vista do Reino”. Ao término da Missa, Dom Luís parabenizou os presentes pela Festa do Padroeiro e externou suas congratulações ao Religiosos Vocacionistas que com tanto zelo pastoral se dedicam a evangelização nesta cidade.

 

Dia 19 – DOM LUÍS PEPEU PRESIDE ENCERRAMENTO DO NOVENÁRIO DE SÃO SEBASTIÃO EM BELO CAMPO

A Paróquia São Sebastião, em Belo Campo, celebra seu padroeiro de 11 a 20 de janeiro. O Encerramento da Novena contou com a presidência do Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Pepeu. A Eucaristia foi concelebrada pelo Pároco, o Pe. Alexandre. A Celebração contou com a presença do Diác. Nailson, e de inúmeros fiéis que lotaram a área de eventos da paróquia. Dom Luís refletiu nesta última noite o subtema: “Cristãos leigos e leigas, vivendo uma espiritualidade encarnada sendo sal da terra e luz do mundo”, e assegurou que “a partir de Jesus Cristo, os cristãos leigos e leigas infundem uma inspiração de fé e de amor nos ambientes e realidade em que vivem e trabalham”. Dirigindo-se aos devotos concluiu: “Que o exemplo de São Sebastião inspire a nossa caminhada e nos leve a uma verdadeira mudança de vida, proporcionando-nos uma nova conversão, assumindo o Evangelho como regra de vida e a grande força transformadora da sociedade”.

 

Dia 18 – ARCEBISPO PRESIDE 7ª NOITE DO NOVENÁRIO DO SENHOR DO BONFIM EM PLANALTO

O Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Pepeu, visitou na noite desta quinta-feira, dia 18, a Paróquia Senhor do Bonfim e Santa Rita, em Planalto, que celebra seu titular de 12 a 21 de janeiro, refletindo o tema central: “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade”, e tendo por lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Cf. Mt 5, 13-14), uma referência ao Ano do Laicato. O Metropolita presidiu a 7ª noite da novena, que teve como subtema: “Igreja missionária e pobre: a ação transformadora dos leigos no mundo”. Concelebrou a Eucaristia o Pároco, Pe. Mairton. A Celebração contou com a presença dos Diáconos Nailson e Técio, do Frei Ícaro e de inúmeros fiéis que superlotam a igreja matriz e a praça. Em sua homilia, Dom Luís enfatizou que “a Igreja é de fato uma Comunidade Missionária, isso significa estar a serviço do Reino, em diálogo com o mundo, inculturada na realidade histórica, inserida na sociedade, encarnada na vida do povo. Um Igreja em saída entra na noite do povo, é capaz de fazer-se próxima e companheira, mãe de coração aberto, para curar feridas e aquecer o coração”. Antes da bênção, o Arcebispo externou sua alegria em participar da novena e fez votos de um abençoada Festa.

 

Dia 17 – DOM LUÍS PEPEU PRESIDE 1ª NOITE DO TRÍDUO DE SÃO SEBASTIÃO

A Comunidade São Sebastião, que faz parte da Paróquia Catedral Nossa Senhora das Vitórias, celebra seu padroeiro de 16 a 20 de janeiro, refletindo o tema: “São Sebastião, leigo a serviço do Reino”, uma referência ao Ano do Laicato, iniciado em todo o Brasil na Solenidade de Cristo Rei. Após uma noite de espiritualidade, a abertura dos festejos contou com a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom Luís Pepeu, que presidiu esta primeira noite do Tríduo, refletindo o subtema: “São Sebastião testemunha a fé de uma Igreja em saída”. O Arcebispo recordou que “São Sebastião, foi um leigo, como a maioria do Povo de Deus, e desde cedo, foi muito generoso e dado ao serviço”, acentuou que com seu testemunho levava consolo aos cristãos que estavam presos. O Metropolita ainda recordou a figura de Santo Antão, Pai da vida monacal, cuja memória é hoje celebrada. A celebração contou com a presença dos Diáconos Genildo Prates e Técio Andrade, além da Ir. Cândida, da Ordem da Anunciação, e grande número de fiéis, que superlotaram a capela, louvando a Deus pela intercessão de São Sebastião. Como gesto concreto do testemunho laical, neste Ano do Laicato, após a bênção final, foram convidados para dar testemunho de sua missão os integrantes da Pastoral Carcerária Arquidiocesana.

 

Dia 13 – ARCEBISPO DE VITÓRIA DA CONQUISTA PARTICIPA DA ORDENAÇÃO EPISCOPAL DE DOM JAILTON EM FARROUPILHA – RS

Neste sábado, 13, no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio em Farroupilha – RS, aconteceu a Ordenação Episcopal de Dom Jailton de Oliveira Lino, PSDP, Bispo eleito da Diocese de Teixeira de Freitas e Caravelas, no sul baiano. Presidiu a Celebração Dom Itamar Vian, Arcebispo emérito da Arquidiocese de Feira de Santana. Foram coordenantes: Dom Jaime Pedro Kohl, Bispo de Osório e Dom Alessandro Ruffinoni, Bispo de Caxias do Sul. O Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Luís Pepeu, participou, juntamente com alguns outros prelados do Regional NE3 da CNBB (Bahia e Sergipe).


Dias 8 a 12 – DOM LUÍS PARTICIPA DE RETIRO ESPIRITUAL


Durante a 2ª semana de janeiro, Dom Luís Pepeu, na companhia de seis irmãos no episcopado, e com outros mais de duzentos participantes, entre padres, religiosos, seminaristas e leigos, – vivenciaram os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, na Vila Kostka, no bairro de Itaici, município de Indaiatuba, no estado de São Paulo.  Os Exercícios, feitos em regime fechado, no mais absoluto silêncio, foram orientados pelos Jesuítas Pe. Manuel Iglesias, SJ e Pe. Ramon Fernandes, SJ que conduziram as meditações e prestaram atendimento espiritual individual aos Senhores Bispos. Os Exercícios Espirituais são um modo de oração que ajuda a criar a proximidade e a intimidade com Deus, através do contato com a Palavra, com os outros e com a realidade.  Junto com nosso Arcebispo Metropolitano, participaram também: Dom Estevam – Bispo Auxiliar de Salvador; Dom Cabral – Bispo de Almenara; Dom Aloísio, Bispo de Sete Lagoas; Dom Geovane – Bispo Auxiliar de Belo Horizonte; Dom José Eudes, Bispo de Leopoldina; e Dom Reginaldo, Bispo de Jales.

 

Dia 6 – DOM LUÍS PEPEU PARTICIPA DA ORDENAÇÃO EPISCOPAL DE DOM VITOR

No fim da tarde deste sábado, dia 6, Vésperas da Solenidade da Epifania do Senhor, em frente a Catedral Santo Antônio em Jequié, foi sagrado bispo da Diocese de Propriá, no estado de Sergipe, o Mons. Vitor Agnaldo de Menezes. Presidiu a Celebração o Bispo Diocesano de Jequié, Dom José Ruy Gonçalves Lopes, OFMCap. Foram coordenantes: o Bispo Emérito de Jequié, Dom Cristiano Krapf e o Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, OFMCap. A Celebração contou com a presença de outros bispos. Além de Dom Luís, participaram também do evento o Pe. Irineu e os Diáconos Luciano, Nailson e Técio, da Arquidiocese de Vitória da Conquista.


Dia 1º – PRIMEIRA MISSA DO ANO NA CATEDRAL METROPOLITANA

Hoje, primeiro dia de 2018, a Igreja celebra a Solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria. Na Igreja Catedral de Vitória da Conquista a celebração teve lugar às 8h, presidida pelo Arcebispo Dom Luís Pepeu. A Celebração contou com a presença do Diác. Nailson, religiosas e fiéis, que participaram da primeira Missa do novo ano. Na homilia, o Metropolita enfatizou: “no Evangelho que nos é, hoje, proposto, fica claro o fio condutor da história da salvação: Deus ama-nos, quer a nossa plena felicidade e, por isso, tem um projeto de salvação para levar-nos a superar a nossa fragilidade e debilidade; e esse projeto foi-nos apresentado na pessoa, nas palavras e nos gestos de Jesus”. Dom Luís evocou as palavras do Papa Francisco, para falar do Dia Mundial da Paz: “a paz, que os anjos anunciaram aos pastores na noite de Natal é uma aspiração profunda de todas as pessoas e de todos os povos, sobretudo de quantos padecem mais duramente pela sua falta”.


À noite, Dom Luís Pepeu, presidiu a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, na igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora das Candeias, em Vitória da Conquista.